Nova ferramenta do Google oferece maior proteção às crianças na web

O Family Link permite que os pais estabeleçam limite de tempo de uso e gerenciem os conteúdos acessados pelos filhos

562
Family Link: novo recurso de controle parental do Google; Pai e filha no computador
A nova Central conta com uma seção focada na segurança de toda a família na web
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

As crianças são expostas à tecnologia e às telas cada vez mais cedo, o que é uma grande preocupação em tempos de alta de crimes cibernéticos. Com o objetivo de proteger os usuários, o Google lançou uma nova Central de Segurança, que inclui o Family Link, uma seção especial para a proteção da privacidade de toda a família no ambiente online. Com este recurso, os pais podem gerenciar os conteúdos que os filhos consomem, além de estabelecer limites de tempo de uso do dispositivo.

O grande diferencial da nova Central de Segurança é que todos os produtos do Google ficam alinhados em uma espécie de “balcão virtual”, localizado logo na página de entrada. Dessa forma, os usuários podem acessar cada ícone para aumentar a proteção dos dados e entender como a segurança funciona.

O Family Link, recurso gratuito da Central, permite que os pais monitorem o uso dos dispositivos dos filhos. É possível acessar um relatório de atividade em aplicativos que mostra quais conteúdos a criança mais consome e, a partir disso, os pais podem definir permissões de acesso. Os responsáveis também conseguem estabelecer limites diários de tempo de uso, configurar a hora de dormir e bloquear remotamente o dispositivo Android ou Chrome OS dos pequenos.


LEIA TAMBÉM


Além disso, com o Family Link, os pais podem gerenciar as compras feitas na Google Store e aprovar ou recusar o download de aplicativos que a criança quer fazer. Para proteger as contas dos filhos, é possível editar as informações pessoais da criança ou até excluir a conta caso necessário, mas não é possível adicionar outro perfil à conta sem a permissão dos pais. Os responsáveis também conseguem ajudar a mudar ou redefinir as senhas dos filhos em caso de esquecimento.

A localização das crianças pode ser acessada caso o dispositivo Android esteja ligado, conectado à internet e tenha sido usado recentemente. Além de tudo, a Central dá acesso ainda ao Seja Incrível na Internet, um programa que ajuda as famílias a aprender a aprofundar conversas com os mais jovens, estabelecer limites e ensinar como navegar com segurança e confiança.

Pasta trancada no Google Fotos e navegação anônima no Google Maps

Outras ferramentas que merecem destaque são o Google Fotos e o Google Maps. Agora é possível criar a Pasta Trancada, que permite ao usuário salvar fotos e vídeos em uma pasta protegida por senha, sem que ela fique visível na biblioteca do aplicativo. Já no Google Maps, é possível navegar com o Modo de Navegação Anônima, que não salva históricos de navegação e pesquisa na conta, nem envia notificações e não atualiza os rastros de localização ou locais compartilhados.

Também foram feitas mudanças na Verificação de Segurança, que permite desconectar contas logadas em aparelhos fora de uso, e no Check-Up de Privacidade. Este último traz sugestões importantes, como a exclusão automática de atividades na web e de apps, assim como o histórico de localização ou do YouTube, por exemplo.


LEIA TAMBÉM


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui