Cada vez mais cedo conectadas na internet, as crianças estão sujeitas na web a diversos riscos, que vão de exposição de dados pessoais a propaganda enganosa e pedofilia, entre outros.
Para reforçar a importância do uso seguro e saudável das tecnologias pelos pequenos, será realizado nesta terça-feira (9), o evento “Dia da Internet Segura“, principal ação em comemoração à data no país, que pela primeira vez, ocorrerá em um formato totalmente remoto. O objetivo é promover debates com especialistas brasileiros e internacionais sobre temas que ganharam ainda mais relevância no cenário da pandemia Covid-19, como mediação parental e bem-estar no contexto digital.
“A pandemia provocou mudanças abruptas na rotina das crianças e das famílias, com a Internet assumindo um papel central. Refletir sobre os impactos das mudanças e apontar os caminhos possíveis para garantir o bem estar e o uso seguro e saudável das tecnologias é um dos objetivos do evento, que reunirá pela primeira vez no Brasil nomes consagrados de quatro continentes”, diz Thiago Tavares, presidente da Safernet Brasil, que promove o evento em conjunto com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Para Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, ações individuais e coletivas são necessárias para vencermos desafios e alcançarmos soluções para a promoção de um ambiente on-line mais seguro. “Seja por meio de materiais de orientação, treinamentos, ou discussões como as do Dia da Internet Segura, que reúnem visões e iniciativas plurais de diversos setores da sociedade”, ressalta Demi.
Além da abertura, serão quatro painéis ao longo de toda esta terça-feira (9), transmitidos ao vivo e com tradução simultânea, com representantes dos setores público e privado, membros da academia e da sociedade civil.
Leia também: Pesquisa aponta principais preocupações dos pais com a vida das crianças na internet
Conheça alguns dos principais palestrantes que participarão do evento:
- Alicia Blum-Ross, pesquisadora e educadora, coautora do best-seller‘Parenting For a Digital Future: How Hopes and Fears about Technology Shape Children’s Lives’ (Oxford 2020, sem tradução), que abrirá o evento;
- Amanda Third, professora do Institute for Culture and Society da Western Sydney University, Austrália, co-autora do Comentário Geral sobre os direitos da criança em relação ao ambiente digital, da Convenção Sobre os Direitos das Crianças das Nações Unidas;
- Ranjana Khumani, PhD em Ciência Política e diretora do Centre For Social Research (CSR), da Índia;
- Janice Richardson, criadora do Safer Internet Day na Europa, referência global em proteção on-line de crianças e coordenadora da rede Insafe por uma década
- Débora Aladim, criadora de conteúdo digital de educação, um dos destaques no painel sobre cidadania digital nas novas rotinas no ensino híbrido.
Durante o evento serão divulgados os indicadores de 2020 dos canais de denúncia (https://www.denuncie.org.br) e de ajuda (https://www.canaldeajuda.org.br) da Safernet Brasil, ajudando a contextualizar a importância desse debate no país.
Leia também: 6 dicas para tornar a internet segura para crianças
Programação segue ao longo de toda a semana
No dia 10, a Safernet lidera o Youth Summit, evento dedicado a adolescentes e jovens no desenvolvimento de novas estratégias de engajamento para educação em segurança e cidadania digital. Já no dia 11 às 16h, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – realiza a 15ª edição do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI). Já no dia 12, é a vez do cine-debate da nova temporada da série ‘Que Corpo É Esse?’, que estreia no dia 9 no Canal Futura. Neste ano, a animação aborda temas como saúde emocional, reputação digital, autonomia no acesso à Internet, aliciamento on-line e autoproteção. O evento vai ocorrer no canal do YouTube do Canal Futura, às 11h.
Para saber mais sobre a programação, acesse o site do Safernet.
Leia também: Você sabe se seu filho já foi abordado por estranhos na internet?