Encontrar uma escola “ideal” é o sonho de todo mundo. Muitas vezes os pais encontram a escola que gostariam, mas não podem pagar por ela. Outras vezes, a escola que cabe no orçamento não tem todos os atributos que eles gostariam que ela tivesse. Veja alguns pontos a serem observados, ao fazer a escolha da escola do seu filho:
- LINHA PEDAGÓGICA – A linha pedagógica adotada pela escola mostra os valores que ela tem, a sua cara, o que será cobrado dos alunos e das famílias e principalmente como será cobrado. Pais que primam por uma educação mais rígida, devem colocar seus filhos em escolas de linha tradicional. Pais que buscam uma educação mais voltada para a autonomia, devem buscar uma escola de linha sociointeracionista. A proposta pedagógica da escola vai sinalizar aos pais o tipo de comportamento que se espera dos filhos e da família também.
- TRANSPARÊNCIA – É importante que os pais questionem abertamente a direção da escola ao serem atendidos, durante a visita à mesma. Desconfie de respostas evasivas, que não se posicionam claramente. Preste atenção nos espaços escolares, se possibilitam acessibilidade e mobilidade. A transparência é um ótimo indício de trabalho ético e preocupado com a formação dos valores essenciais.
- EDUCAÇÃO INTEGRAL – As escolas têm que preparar os alunos para enfrentar todos os desafios da vida. Isto inclui um trabalho voltado para a parte cognitiva, mas também a afetiva, social, ambiental etc. Só se dará bem no futuro a pessoa que se preocupar em articular conhecimento, relações interpessoais, comportamento ético e preocupação com meio ambiente.
- FORMAÇÃO DOCENTE – Uma escola que não investe na formação constante de seus professores, não está comprometida com a qualidade do ensino. Em um mundo em constante transformação, onde as verdades científicas mudam com muita velocidade, é fundamental que os professores estudem e repensem constantemente suas práticas.
A escolha da escola do seu filho exige calma e cuidado. Afinal é na escola que ele vai passar grande parte do tempo ao longo do dia. Preste atenção em tudo e escolha o lugar onde seu filho vai ser mais feliz!
LEIA TAMBÉM: Dicas para acertar na escolha da escola para o seu filho