Começa hoje na web o Takorama – Festival Internacional de Filmes para Crianças. São 15 curta-metragens animados que focam no tema da solidariedade, divididos por idade. Para cada faixa etária – 3 anos, 6 anos, 12 anos e 15 anos – há três opções de vídeos a assistir. Os filmes infantis foram produzidos em países como Japão, Estados Unidos, Inglaterra, França, Rússia, Espanha, Dinamarca e Bélgica.
O objetivo do evento é estimular que as crianças descubram novas histórias e novos universos visuais através dos filmes infantis e, depois, dêem sua opinião, votando em seu filme favorito. “Além da educação cinematográfica e artística, o festival pretende afirmar a dimensão educacional do cinema, posicionando-o em particular ao lado da literatura e da pintura como um recurso capaz de acompanhar e apoiar as atividades pedagógicas”, afirmam os organizadores na página oficial do festival.
Leia também: Veja quais são as estreias infantis da Netflix em maio
A animação americana “Shark Attached”, por exemplo, fala do nosso relacionamento com os animais a partir da história de um pobre tubarão de estimação. O filme faz parte da lista voltada a crianças de 6 anos. Já “My Strange Grandfather”, da Rússia, é indicado para a faixa etária dos 9 anos e trata de temas como diferença e exclusão por meio de uma história de amizade entre uma garotinha e seu avô.
Uma das opções para a turminha dos 12 anos é a animação dos Estados Unidos “Appearance and Reality” que mostra como as aparências costumam ser enganosas. Por fim, o curta argentino “Shave it”, para adolescentes a partir dos 15 anos, busca promover uma reflexão sobre a loucura dos homens e o desmatamento.
Os curtas fazem parte do catálogo da Associação Films pour Enfants (Filmes para Crianças), que é patrocinada pela Comissão Nacional Francesa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Assista aqui aos filmes infantis do Festival Takorama.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.