6 brincadeiras natalinas para trabalhar habilidades motoras e cognitivas

Atividades com arte, leitura e culinária trazem vários benefícios aos pequenos

105
Mão de criança segura colagem natalina com palito de picolé
Materiais simples como palitos de picolés permitem explorar a criatividade
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O clima festivo de fim de ano é uma ótima oportunidade para promover brincadeiras natalinas com as crianças que trabalham aspectos como a concentração e a coordenação motora e cognitiva. Tarefas como recortar papéis, costurar enfeites e montar presentes, ao mesmo tempo que divertem os pequenos, servem de estímulo ao seu desenvolvimento, sendo também indicadas para crianças neurodiversas. 

Abaixo, a neuropsicóloga Bárbara Calmeto,  diretora do Autonomia Instituto, preparou uma série de dicas que ajudam a envolver as crianças no clima natalino, por meio do uso de materiais simples como figuras para colorir, materiais recicláveis, tesoura e cola. Mãos à obra!

Costurar enfeites 

O alinhavo é uma atividade que desperta a concentração, a criatividade e a coordenação motora das crianças. Além disso, ao manusear os materiais, a costura auxilia na coordenação mão-olho, estimula a percepção espacial, a compreensão de causa e efeito e o pensamento crítico, entre outras habilidades.

Recortar papéis

Que tal recortar papéis coloridos ou nas cores das festas para jogar para o alto com toda a família? Ao usar a tesoura, os pequenos desenvolvem habilidades motoras e cognitivas, incluindo estabilidade na postura, percepção visual, orientação espacial, consciência corporal e força muscular.

Montar e encaixar presentes

Os brinquedos de encaixe e blocos de montar são excelentes para praticar movimentos, ensinar noções de equilíbrio e educar sobre cores e formas. Eles também ajudam no desenvolvimento motor e na compreensão espacial das crianças. Ainda, estimulam a curiosidade e oferecem versatilidade para montar, construir ou encaixar, fazendo do aprendizado uma aventura natalina.

LEIA TAMBÉM:

Ler histórias e ouvir músicas temáticas

Explorar livros ilustrados sobre o Natal e o Ano Novo e incluir momentos de escuta de músicas festivas pode ser muito útil para estimular a compreensão visual e auditiva.

Preparar receitas natalinas simples

Envolver a criança na preparação de doces ou biscoitos temáticos, seguindo instruções visuais simples, é uma das brincadeiras natalinas que permite estimular habilidades culinárias e a interação em atividades familiares.

Menino faz colagem em desenho de árvore de Natal
As crianças adoram fazer desenhos com temática natalina

Criar cartões de Natal e mensagens para o Ano Novo

Vale ainda incentivar a confecção de cartões de felicitações personalizados, utilizando colagens, desenhos ou pinturas, para enviar aos familiares e amigos.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui