5 dicas para evitar o estresse na hora da lição de casa

    686
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    child-865116_1280-pixabay-licao-casa.jpg (94 KB)
    Crédito: Pixabay

     

    Da redação

    Lição de casa – há quem sinta arrepios só de ouvir falar nesse assunto. Prática comum na maiorias das escolas brasileiras, a tarefa que os professores mandam para os alunos fazerem em casa como revisão dos temas trabalhados em sala de aula, pode se tornar um momento de estresse entre pais e filhos. Não que seja assim para todas as famílias, mas é fato que muitas enfrentam o problema.

    Inserir um horário na rotina das crianças para a lição pode ajudar a evitar transtornos nessas situações.

    “As tarefas são uma oportunidade de reflexão e de crescimento pessoal da criança, além de auxiliarem no desenvolvimento de responsabilidade e senso de organização”, explica a educadora Natália Germano.

    Ela destaca que o incentivo e o interesse da família são essenciais. “É fundamental que os pais entendam a importância da lição, que ajudem as crianças a prosseguir por conta própria em seus estudos”, reforça Natália que é gerente do setor pedagógico do Kumon.

    Estabelecer horário e local adequados para o estudo, montar uma agenda com as atividades diárias e deixar a casa silenciosa na hora da lição ajudam na organização.

    Veja a seguir seis dicas que podem ajudar os pequenos a se habituar ao momento das tarefas. 

    1. Crie um horário fixo para a lição

    Assim como existe a hora do banho, de escovar os dentes e de comer, as tarefas devem estar previstas na rotina da criança. Ao ter um horário certo, fica mais fácil para os pequenos se acostumarem à prática e entenderem que todos os dias, naquele determinado momento eles terão de se dedicar aos estudos.

    2. Mantenha um ambiente organizado

    É importante ter um local físico reservado para fazer a lição, que seja iluminado e longe de distrações, de modo que a criança consiga realizar os exercícios e se concentrar. O ideal é que a mesa e a cadeira tenham tamanho adequado à idade da criança. Além disso, ela deve ter à mão os materiais que irá utilizar, como lápis, borracha e outros, evitando interrupções em busca dos mesmos.

    3. Garanta que as atividades sejam finalizadas

    Ao começar um exercício, oriente a criança para que siga a ordem dos exercícios, sem pular folhas, e vá até o fim, evitando assim o acúmulo de tarefas para o dia seguinte. Isso também ajuda o pequeno a criar o hábito de finalizar uma atividade e não deixá-la pela metade, com a desculpa de que tem algo mais importante a fazer. Claro que há exceções, mas elas não devem se tornar a regra. 

    4. Incentive a autonomia da criança

    No fim do dia, é importante que o pequeno se acostume a organizar os materiais de estudo e deixe a mochila preparada para o dia seguinte. “Isso estimula a autonomia e a responsabilidade da criança para com seus afazeres”, diz Krishna Tavares, coordenadora de ensino na Escola Alef Peretz, em São Paulo.

    5. Não faça a tarefa no lugar do seu filho

    Os pais devem se mostrar presentes na hora da lição, mas não são eles que vão fazer os exercícios – e sim a criança. Se preciso, o adulto pode tirar dúvidas, ler e ajudar a entender o enunciado. “Seja companheiro da criança. Mostre que você está ali para qualquer necessidade, mas não faça as atividades no lugar delas”, completa Krishna.

     

     Leia tanbém:
    Dever de casa: excessivo ou valioso? Dicas para tornar a hora da lição mais fácil

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui