5 alimentos que todo mundo ama, mas são terríveis para a saúde

A nutricionista Gabriela Kapim lista produtos que embora contraindicados foram incorporados aos lanches e refeições de muitas famílias

391
Menino toma sorvete, alimento que faz mal à saúde segundo nutricionista Gabriela Kapim
No geral, sorvetes não são saudáveis devido à presença de corantes, açúcar e gordura trans, afirma nutricionista Crédito: Depositphotos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Há vários alimentos que foram incorporados no cardápio das famílias, mas não são nem um pouco saudáveis. Pelo contrário, são contraindicados para as crianças devido ao excesso de açúcar, presença de corantes, conservantes e outros aditivos artificiais perigosos à saúde. Entram nessa lista os salgadinhos, sorvete, refrigerante, embutidos e achocolatados.

A nutricionista infantil Gabriela Kapim, que apresentou o programa “Socorro” meu filho come mal”, no canal a cabo GNT, explica que eles são, na maioria, alimentos ultraprocessados. “Eles têm sempre o mesmo sabor, a mesma textura e o mesmo formato, e são recheados de aditivos e suplementos químicos”, diz a nutricionista. Taxativa, ela orienta os pais a não comprarem esses produtos, “e quando eles aparecerem na sua casa despreze e não ofereça para seu(sua) filho(a)”. Em post publicado em suas redes sociais, Gabriela explicou porque esses alimentos devem ser evitados pelas famílias.

Sorvete

“Uma mistura bombástica de açúcar e gordura trans, sem falar nos corantes presentes no doce”, diz a nutricionista. Ela ressalta que o açúcar pode viciar: quanto mais comemos, mais queremos comer, e lembra que o seu excesso no organismo pode ocasionar doenças como diabetes, sobrepeso, cáries e ainda prejudicar a absorção de nutrientes como o cálcio, importantes para o desenvolvimento da criança.

Gabriela dá uma receita para fazer sorvete de frutas em casa: “Escolha frutas da estação, que são mais baratas e saborosas. Aí, é só bater no liquidificador, colocar nas forminhas, levar ao freezer e pronto, não precisa nem de açúcar. Abusem da criatividade e inventem misturas usando frutas e combinações diferentes”.

Refrigerante

Com alto teor de sódio, a nutricionista diz que os refrigerantes podem provocar desidratação e desregular o “ph” do corpo. Além disso, eles têm grande quantidade de açúcar e/ou grandes quantidades de adoçantes. Uma opção mais saudável é substituí-los por suco de fruta natural, mas sem esquecer da água que precisa ser oferecida à criança diariamente.

Embutidos

Presunto, peito de peru, blanchet, salsicha e mortadela são alimentos com excesso de sódio e conservantes. Têm também alto teor de nitrito, substância comprovadamente cancerígena. Gabriela orienta acostumar a criança, desde cedo, a comer comidas menos salgadas, substituindo parte do sal por temperos (como alho, cebola, salsa, cebolinha) e condimentos (como cúrcuma, páprica, cominho, pimenta preta, curry).

Achocolatados

Essa bebida não tem leite e sim soro de leite, que é a sobra do processamento de queijo. Como quase não tem nutrientes, eles têm de ser adicionados ao produto. O achocolatado preparado em casa é mais saudável do que o de caixinha, indica a nutricionista. Ela diz que se as crianças gostam de leite, uma boa maneira de substituir o achocolatado e introduzir as frutas é fazer vitaminas coloridas. O que não pode é substituir as refeições pelo achocolatado, ressalta Gabriela.

Salgadinhos

Recheados de sódio e carboidratos simples, esses produtos são fritos em alta temperatura, liberando acroleína, substância potencialmente cancerígena.

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui