Pediatras pedem volta do Zé Gotinha à campanha de vacinação contra covid-19

A manifestação surge em meio a preocupação das entidades médicas com discussões partidárias e ideológicas que têm ofuscado a campanhas de vacinação

731
Pediatras pedem volta do Zé Gotinha (na ilustração) à campanha de vacinação contra covid-19
O personagem Zé Gotinha surgiu em 1986, para tentar quebrar a resistência da população adulta e das crianças também em relação às vacinas
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) publicaram ontem (15) uma nota em que pedem às autoridades brasileiras a incorporação do Zé Gotinha na campanha de vacinação contra a COVID-19, “em sua imagem original, alegre, pacífica e motivadora”.

De acordo com as entidades médicas, o início de 2021 trouxe um alento ao mundo, com o anúncio do licenciamento de vacinas contra a COVID-19. “Tal conquista, que resulta dos grandes avanços da ciência, trouxe a esperança de superação dessa crise sanitária sem precedentes. Entretanto, esse motivo de celebração tem sido ofuscado no Brasil por discussões e disputas políticas que desrespeitam as vítimas dessa trágica doença”, criticam os médicos. 

O personagem Zé Gotinha surgiu em 1986, para tentar quebrar a resistência da população adulta e das crianças também em relação às vacinas. Na época, as autoridades criaram o símbolo histórico do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e que foi capaz de dialogar com diferentes públicos para motivar e informar sobre a importância da vacinação e prevenção de várias doenças.

Desde então, diz a nota da SBP e SBIm, todas as campanhas nacionais contaram com a presença desse respeitado personagem, que, com o empenho e a orientação dos pediatras sobre a importância da vacinação, ganhou notoriedade, constituiu família e muito tem contribuído para o alcance de resultados exitosos nas coberturas vacinais, especialmente entre o público infantil.

Diante disso, as entidades requerem do Governo Federal que o Zé Gotinha – seja incorporado à campanha de vacinação contra a covid-19, como símbolo de mais esse esforço nacional, ressaltando os valores que representa: o apego à ciência, a solidariedade, a união de forças e, sobretudo, a oferta de saúde e paz.

Leia a nota na íntegra


  Leia também: Em vídeo, Mundo Bita alerta sobre importância da vacinação infantil


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui