Varíola dos Macacos: sintomas e lesões na pele que a doença provoca

Com taxa de mortalidade abaixo de 1%, essa doença não é considerada de fácil transmissibilidade; a pediatra Marcela Noronha explica suas características e possíveis formas de tratamento

1334
Menino mostra manchas na pele relacionadas à varíola dos macacos
Doença provoca manchas avermelhadas na pele
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O Brasil já confirmou alguns casos sobre a varíola dos macacos e muitas dúvidas e medos surgem juntos com essa doença. Para entender melhor o assunto elaborei esse texto exclusivo para vocês,

A varíola dos macacos é uma doença infecciosa que passa de animais para humanos. O vírus responsável é da mesma família do vírus que causou a varíola humana no passado e que já está erradicada há mais de 40 anos.

A varíola dos macacos é considerada muito mais leve e menos contagiosa que a varíola humana, que tinha uma taxa de mortalidade de aproximadamente 30% contra menos de 1% de taxa de mortalidade da varíola dos macacos, que circula fora da África. 

A varíola dos macacos foi identificada pela primeira vez em humanos em 1970 na África, onde atualmente é endêmica, o que significa que circula de forma constante desde então nas regiões centrais e ocidentais da África.

Os sintomas mais comuns que ocorrem nas pessoas afetadas pela varíola dos macacos são: febre, cansaço, dor de cabeça, dor no corpo, tosse, coriza e congestão nasal. 

Entre 1 e 5 dias após o aparecimento da febre geralmente aparecem lesões na pele que chamamos em termos médicos de rash cutâneo ou exantema.

A pediatra Marcela Noronha fala sobre a varíola dos macacos

Sobre as lesões:

  • Primeiramente tem forma de pápulas (pequenas lesões avermelhadas) e logo evoluem para: vesículas (lesões na pele com “’água” dentro), pústulas (lesões que lembram uma espinha), úlceras e lesões com casca (lesão madura), podendo lembrar a nossa velha conhecida catapora. 
  • Normalmente, essas lesões começam no rosto e descem para o resto do corpo, mas podem se iniciar na área genital.
  • Podem ser acompanhadas de muita coceira e de gânglios no pescoço e região inguinal.

Para alguém ser contaminado com a varíola dos macacos é necessário contato próximo com secreções do doente ou gotículas do sistema respiratório.  Por isso, não é uma doença considerada de fácil transmissibilidade.

Normalmente a incubação, ou seja, o período entre a contaminação e o desenvolvimento dos sintomas é de 5 a 21 dias. 

Para fazer o diagnóstico é necessário uma boa história clínica e exame físico. Para comprovação diagnóstica é feito um teste de PCR específico que só alguns laboratórios públicos realizam por ora, como o Adolfo Lutz, em São Paulo.

Por ser um vírus, não existe tratamento específico e as medicações usadas são apenas para amenizar os sintomas até que o nosso sistema imune dê conta do recado. Quando uma pessoa tem doença de base séria e/ou grande risco de complicações alguns antivirais podem ser utilizados.

O doente é considerado curado e pode voltar para as suas atividades habituais quando não tiver nenhuma lesão com casca pelo corpo. 


LEIA TAMBÉM

4 dúvidas sobre a vacinação contra Covid-19 em menores de 5 anos


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui