Vacina ampla contra meningite será incorporada ao calendário de vacinação do SUS

Até então, a vacina ACWY só era encontrada em clínicas particulares de vacinação

467
Vacina ampla contra meningite entrará no calendário de imunização do SUS; imagem mostra a mão com luva cirúrgica passando algodão em braço de garota de camiseta cinza
Vacina ACWY é destinada a crianças de 11 e 12 anos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A vacina que protege contra vários tipos de meningite, conhecida pela sigla ACWY, será incorporada ao calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para imunização de crianças de 11 e 12 anos. Até então, ela só era encontrada em clínicas particulares de vacinação. A previsão é que os posto de saúde passem a oferecer essa vacina em até 180 dias.

Essa nova imunização funciona como um reforço da proteção à meningite tipo C, contemplando, em uma só vacina, quatro tipos da doença: A, C, W e Y. Antes da nova incorporação, o calendário de imunização só contava com a vacina contra o sorogrupo C da bactéria, disponibilizada pelo SUS para bebês e crianças aos 3, 5 e 12 meses e aos 5 anos.

A medida tem como objetivo aumentar a proteção contra esses outros tipos de meningite que têm apresentado crescimento no número de casos em alguns estados brasileiros.

Em 2019, o Ministério da Saúde adquiriu a vacina ACWY, mas somente em quantidade para o ano de 2020, e não de forma permanente. Agora, com a incorporação, publicada no Diário Oficial da União no dia 1º deste mês, a vacina ficará disponível de forma definitiva. 

LEIA TAMBÉM: São Paulo faz campanha multivacinação para conter queda na cobertura vacinal

No Brasil, informações do Ministério da Saúde mostram que, de 2015 a 2019, mais de 50% dos casos de meningite aconteceram em pessoas maiores de 15 anos.

Marco Aurélio Sáfadi, professor de pediatria e de infectologia da Santa Casa de São Paulo e presidente do departamento de infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, diz que é fundamental implantar uma vacina com maior proteção para os adolescentes, já que eles são os principais vetores de transmissão da doença. 

“A meningite é uma doença extremamente grave, imprevisível, e que tem nas crianças as maiores taxas de incidência. Uma vez que tenhamos a possibilidade de vacinar em larga escala e com alta cobertura este grupo de adolescentes, nós conseguimos também interromper a transmissão dessa bactéria na comunidade”, afirmou à CNN. “Trata-se de uma notícia extremamente positiva e que representará um grande avanço no controle dessa doença no nosso país”, concluiu Sáfadi. 

LEIA TAMBÉM: Calendário de vacinação 2020 – saiba que vacinas dar, mês a mês, desde o nascimento

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui