Artigos
Chile aprova a aplicação da CoronaVac em crianças a partir de 6 anos
O órgão regulador de medicamentos do Chile aprovou nesta segunda-feira (6) o uso da Coronavac, vacina contra o coronavírus produzida pela biofarmacêutica chinesa Sinovac, para crianças maiores de 6 anos. A vacinação está prevista para começar ainda neste mês. O Chile já autorizou a aplicação da vacina da Pfizer/BioNTech para crianças acima de 12 anos, e mais de 654 mil pessoas nessa faixa etária já receberam ao menos uma dose desde maio.
“Essa é uma ótima notícia para crianças em idade escolar e as que não foram incluídas nos planos de vacinação anteriores”, disse o ministro da Saúde chileno, Enrique Paris, de acordo com reportagem da Reuters. A medida visa ampliar ainda mais a campanha de imunização contra a Covid-19 no país, que já tem a taxa de vacinação mais alta da América do Sul e uma das maiores do mundo.
Para tomar a decisão, o Instituto de Saúde Pública (ISP) chileno convocou sete especialistas para um conselho de avaliação. Cinco deles votaram a favor da administração da vacina em crianças de mais de 6 anos, dois votaram a favor de seu uso somente para aquelas de mais de 12 anos e um votou contra seu uso em crianças, argumentando que ainda não existem evidências suficientes sobre a vacina nessa faixa etária.
Segundo o jornal britânico The Guardian, o presidente do ISP do Chile, Heriberto García, apontou que a aprovação foi baseada na revisão da informação dada pela Sinovac e nos dados de estudos já divulgados em artigos médicos especializados. “Com o objetivo de continuar a proteger a população, aprovamos a vacina CoronaVac para meninos e meninas do Chile a partir dos seis anos”, afirmou García numa mensagem do ISPCH publicada nas redes sociais.
Director (s) @ispch, Heriberto García:
— Instituto de Salud Pública de Chile (@ispch) September 6, 2021
“Con el fin de seguir protegiendo a la población, hemos aprobado la vacuna CoronaVac para niños y niñas desde los 6 años en Chile”. pic.twitter.com/I3SkfyiQAB
A CoronaVac é o principal imunizante utilizado na campanha de vacinação chilena, que já vacinou mais de 13 milhões dos 19 milhões de habitantes até o momento, disponibilizando 19,49 milhões de doses da CoronaVac no total. Além do Chile, a vacina também foi aprovada para uso de emergência em crianças na Indonésia e na China. No Brasil, no entanto, o pedido para aplicação da CoronaVac para a população pediátrica foi rejeitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Nas últimas semanas, houve uma queda considerável de infecções no país, e foram registrados 435 casos novos na segunda-feira. Desde o início da pandemia, o país acumulou 1,6 milhão de casos confirmados e 37.108 mortes em decorrência da Covid-19.
LEIA TAMBÉM
[mc4wp_form id=”26137″]
Amanda Nunes Moraes
Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero apaixonada por escrever e contar histórias. Sempre viveu imersa no mundo das artes, é muito curiosa e adora o universo da educação.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Menina viraliza ao reclamar da “filha” boneca: “Não paro um minuto com essa menina”
A pequena Malu, 3 anos, desabafou com a mãe e o vídeo fez sucesso na internet. Quem é que não...
Apenas 1 em cada 20 crianças e adolescentes cumprem estas três recomendações fundamentais para o desenvolvimento
Metanálise global com mais de 387 mil jovens revela que a maioria não segue orientações consideradas essenciais para obter melhores...
Você sabe o que são os 9 minutos “mágicos”?
Teoria baseada em estudos de neurociência viralizou na internet. Para especialista, faz sentido e funciona, mas está longe de ser...
Seu jeito influencia o jeito que seu filho aprende
Sempre imaginei que incentivo, afeto e boas oportunidades fossem o trio principal. Mas, lendo um estudo publicado no Journal of...






