Vacina contra febre amarela está em falta em postos de Belo Horizonte

68
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Prefeitura diz que estoque deve ser regularizado ainda neste mês de setembro

Por Cristina Moreno de Castro

Foto: PixabayA vacina contra febre amarela está em falta em postos de saúde de Belo Horizonte. Ela é prevista no Calendário Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde, com dose inicial para bebês de 9 meses e reforço aos 10 anos de idade.

A reportagem da Canguru entrou em contato com quatro postos de saúde da rede municipal e foi informada que não há vacina disponível nem previsão para que o estoque seja reposto.

A Prefeitura de Belo Horizonte admitiu a falta de vacinas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a pasta “recebeu um quantitativo de vacina para febre amarela inferior ao necessário” no mês de agosto. “Para otimizar o estoque disponível, as unidades de saúde estão realizando o agendamento para aplicação das vacinas”, informou a secretaria, em nota.

As vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde aos governos estaduais, que distribuem os estoques para cada município. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais negou falta de vacina e disse à reportagem que a distribuição está normal em Minas. “A vacina foi distribuída normalmente para todos as Regionais de Saúde de MG, que repassam para os municípios.” Procurada mais uma vez pela Canguru para esclarecer a informação repassada pela prefeitura, a SES disse que entrou em contato com a Central de Imunização do município, que informou que “está passando por alguns problemas de logística de entrega de vacinas para algumas Unidades de Saúde”.

O Ministério da Saúde também negou que tenha repassado uma quantidade menor de vacina e disse que não há falta de vacina contra febre amarela no SUS. “O estado de Minas Gerais recebeu 1,6 milhão de doses em 2016, sendo 200 mil no mês de agosto. (…) Atualmente, todas as 17 vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação estão com a situação regularizada”, disse a pasta, em nota. 

Já a prefeitura, que admitiu o problema, afirmou que a situação será regularizada ainda neste mês de setembro.

O que os pais devem fazer?

A orientação recebida pelos pais que procuram os postos de saúde da capital é aguardar a reposição do estoque e ir telefonando para confirmar se a situação foi normalizada ou não. CLIQUE AQUI para ver os telefones de alguns centros de saúde de Belo Horizonte.

Os pais que preferirem vacinar em clínicas particulares também vão encontrar dificuldade. A vacina contra febre amarela está em falta em toda a rede São Marcos. Também não está disponível na Imunológica Vacinas Humanas.

No Hermes Pardini, só duas das 68 unidades ainda contam com esta vacina em seu estoque: Pampulha (av. Antônio Carlos, 7.781, de segunda a sexta, de 7h às 17h e sábados de 7h às 13h) e Cidade Nova (Av. Cristiano Machado, 597, nos mesmos horários). O preço da vacina nesse laboratório é R$ 137.


Reportagem atualizada às 15h54.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui