Artigos
‘Deixa que eu conto’: guia do Unicef traz mais de 180 sugestões de brincadeiras e histórias

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou nesta segunda-feira (1) um guia com sugestões de histórias, brincadeiras e curiosidades para serem feitas em casa ou na sala de aula, por pais e educadores. O material serve de orientação para o uso do podcast “Deixa que eu conto”, já lançado pela entidade, que traz histórias de cerca de 30 minutos cada, narradas por contadores profissionais como Carol Levy, Kiara Terra, Leandro Medina e Andrea Santos, e busca incentivar crianças à co-criação e à imaginação, para que atuem como protagonistas do seu desenvolvimento e em novas aprendizagens.
Para o podcast que conta a história do “Nabo Gigante”, por exemplo, o guia propõe uma brincadeira de adivinha com animais, um trava-língua e uma dança ao som da chuva com as crianças. Já “O lobo e os sete cabritinhos”, ensina a fazer um chapéu de papel e apresenta em áudio uma entrevista exclusiva com ele, o Lobo Mau!
“O guia traz atividades divididas por faixa etária e de acordo com os direitos de aprendizagem e campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O conteúdo é voltado a meninas e meninos em idade de frequentar a educação infantil (0 a 5 anos) e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental)”, explica Carolina Velho, consultora do Unicef no Brasil.
No total, o “Guia de Possibilidades Pedagógicas” reúne mais de 180 programas com atividades correspondentes, que incentivam diálogos, desenhos, jogos, danças e músicas para serem feitas coletivamente.
Acesse aqui o guia do Unicef com sugestões de brincadeiras e curiosidades “Deixa que eu conto”
Leia também: “Pirimbim” é nova série de podcast para crianças
[mc4wp_form id=”26137″]
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Apenas 1 em cada 20 crianças e adolescentes cumprem estas três recomendações fundamentais para o desenvolvimento
Metanálise global com mais de 387 mil jovens revela que a maioria não segue orientações consideradas essenciais para obter melhores...
Você sabe o que são os 9 minutos “mágicos”?
Teoria baseada em estudos de neurociência viralizou na internet. Para especialista, faz sentido e funciona, mas está longe de ser...
Seu jeito influencia o jeito que seu filho aprende
Sempre imaginei que incentivo, afeto e boas oportunidades fossem o trio principal. Mas, lendo um estudo publicado no Journal of...
Invisibilidade, não: OMS publica diretrizes inéditas sobre infertilidade e isso muda tudo
Em documento histórico com 40 recomendações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a infertilidade como prioridade de saúde, pede...






