Artigos
Uma mente saudável é essencial para um bom relacionamento em família

Você sabia que a mente mente? Isso acontece pois os pensamentos são involuntários e independentes da consciência e do desejo de pensar. No entanto, isso não significa que você deve ser refém deles. Pelo contrário: para ter uma relação saudável consigo mesmo e com as pessoas com as quais você se relaciona, principalmente com a sua família, é preciso gerenciar seus pensamentos e assumir o controle da sua mente.
Muitas vezes, nosso maior inimigo, quem mais nos sabota e mais nos desanima, não é uma pessoa. Você pode até projetar essas ações em seu marido, filho ou em seu chefe, por exemplo, mas, na maioria das situações, quem está agindo contra você é sua própria mente. Ou seja, são seus pensamentos dizendo que você não é capaz e que ninguém lhe valoriza, estimulando o “coitadismo” ou o conformismo. Cuidado, a mente mente!
Ou você aprende a desenvolver um Eu crítico, que questiona e que indaga cada pensamento de conteúdo negativo, colocando os pensamentos em seus devidos lugares, ou você será um eterno escravo deles e sentirá os impactos negativos em sua relação familiar: discussões, distanciamento, falta de conexão.
Reflita: você é escravo do que você pensa ou é autor da sua própria história e sabe que pensamentos vêm e vão, independentemente do desejo consciente?
É preciso entender que nós não conseguimos controlar a mente, mas nós temos o poder de gerenciá-la. Não despreze o poder que há em você de ser saudável, inteligente e livre. Afinal, sua mente pode até lhe sabotar, mas quando os pensamentos negativos vierem, você pode impugná-los. Questione e critique os pensamentos sabotadores e não os deixe controlar sua
autoimagem, seus relacionamentos e nem seus sonhos!
Eu não permito que a minha mente pense e rumine qualquer coisa. Quando vem um pensamento negativo, eu paro, e afirmo “aqui não, aqui não é casa de ninguém”. E você? Quem gerencia sua mente: seus pensamentos ou o seu Eu?
LEIA TAMBÉM
Camila Cury
Camila Cury é psicóloga e autora do livro “A beleza está nos olhos de quem vê” (Ed. Sextante). É presidente e fundadora da Escola da Inteligência, maior programa de educação socioemocional do Brasil, aplicado em mais de 1,2 mil escolas. Tem dois filhos, Augusto e Alice.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Guerreiras do K-Pop: Entenda o que levou uma escola a proibir crianças de cantarem músicas do desenho que virou febre
Direção de uma escola primária britânica enviou uma carta aos pais, explicando que os alunos não poderiam mais referir-se à...
Verão, piscina e mar: como proteger as crianças de otites?
Com mais calor, umidade e horas na água, aumentam os casos de otites externas — a famosa “otite de verão”....
Adolescente de 17 anos cria IA que pode ajudar a detectar abuso infantil
Tecnologia identifica sinais suspeitos em vídeo e pode ser aliada na proteção de crianças e adolescentes. Projeto começou como resposta...
Balões gigantes invadem o Minhocão, em evento natalino gratuito, em SP
Inspirado nas paradas de Natal dos Estados Unidos, o FelizCidade transforma o elevado em um espetáculo de cores, música e...





