Artigos
Uma mente saudável é essencial para um bom relacionamento em família
Você sabia que a mente mente? Isso acontece pois os pensamentos são involuntários e independentes da consciência e do desejo de pensar. No entanto, isso não significa que você deve ser refém deles. Pelo contrário: para ter uma relação saudável consigo mesmo e com as pessoas com as quais você se relaciona, principalmente com a sua família, é preciso gerenciar seus pensamentos e assumir o controle da sua mente.
Muitas vezes, nosso maior inimigo, quem mais nos sabota e mais nos desanima, não é uma pessoa. Você pode até projetar essas ações em seu marido, filho ou em seu chefe, por exemplo, mas, na maioria das situações, quem está agindo contra você é sua própria mente. Ou seja, são seus pensamentos dizendo que você não é capaz e que ninguém lhe valoriza, estimulando o “coitadismo” ou o conformismo. Cuidado, a mente mente!
Ou você aprende a desenvolver um Eu crítico, que questiona e que indaga cada pensamento de conteúdo negativo, colocando os pensamentos em seus devidos lugares, ou você será um eterno escravo deles e sentirá os impactos negativos em sua relação familiar: discussões, distanciamento, falta de conexão.
Reflita: você é escravo do que você pensa ou é autor da sua própria história e sabe que pensamentos vêm e vão, independentemente do desejo consciente?
É preciso entender que nós não conseguimos controlar a mente, mas nós temos o poder de gerenciá-la. Não despreze o poder que há em você de ser saudável, inteligente e livre. Afinal, sua mente pode até lhe sabotar, mas quando os pensamentos negativos vierem, você pode impugná-los. Questione e critique os pensamentos sabotadores e não os deixe controlar sua
autoimagem, seus relacionamentos e nem seus sonhos!
Eu não permito que a minha mente pense e rumine qualquer coisa. Quando vem um pensamento negativo, eu paro, e afirmo “aqui não, aqui não é casa de ninguém”. E você? Quem gerencia sua mente: seus pensamentos ou o seu Eu?
LEIA TAMBÉM
Camila Cury
Camila Cury é psicóloga e autora do livro “A beleza está nos olhos de quem vê” (Ed. Sextante). É presidente e fundadora da Escola da Inteligência, maior programa de educação socioemocional do Brasil, aplicado em mais de 1,2 mil escolas. Tem dois filhos, Augusto e Alice.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Brainrot: “Sinais de que o cérebro do meu filho estava pedindo socorro (e eu nem tinha notado)”
Sabe quando você olha para o seu filho e percebe que ele está ali… mas não está? Pois é. Foi...
Fim do ano sem surtar? O que ninguém fala sobre ser mãe em dezembro
Chegou aquela época do ano em que percebemos que estamos sorrindo por fora e acabadas por dentro... Será que dá...
E se o seu Natal iluminasse o de uma criança?
Mais de 100 mil cartas enviadas aos Correios foram adotadas em todo o Brasil. Saiba como participar
Destinos brasileiros perfeitos para entrar no clima mágico do Natal
Seja em meio às montanhas da Mantiqueira, nas luzes da Serra Gaúcha, no clima europeu de Penedo ou na grandiosidade...






