Artigos
Teste do Olhinho pode passar a ser obrigatório em maternidades de BH

Com informações da CMBH
O chamado “Teste do Olhinho”, exame indolor que pode detectar em recém-nascidos doenças como catarata congênita, glaucoma e tumores, pode passar a ser obrigatório na rede hospitalar pública e privada do município. A proposta recebeu parecer favorável em 1º turno na reunião da Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal de Blo Horizonte ocorrida nesta quarta-feira (13). Na mesma tarde, os vereadores membros do colegiado apreciaram propostas focadas na prevenção ao câncer e às queimaduras.
Segundo o PL 341/17, de autoria do vereador Osvaldo Lopes (PHS), o Teste do Reflexo Vermelho, popularmente conhecido como Teste do Olhinho, deve ser realizado em toda criança nascida nos hospitais da capital até 48h depois do nascimento.
O exame é simples é de rápida execução. Iluminado por um feixe de luz, o globo ocular deve produzir um reflexo vermelho. Embaçados ou esbranquiçados, esses reflexos são indicativos de problema oftalmológico, que devem ser investigados por meio de avaliações mais sofisticadas.
“A detecção das doenças do olho é fundamental para que o tratamento comece precocemente. Uma criança que apresente redução da capacidade visual poderá ter dificuldades escolares, com repercussões em toda a vida futura”, defende o vereador Osvaldo Lopes, ao justificar o projeto.
Antes de seguir para votação em Plenário, o texto ainda deve ser apreciado pela comissão de Orçamento e Finanças Públicas.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Maquiagem de Natal para mães reais: 3 inspirações rápidas e possíveis
Ideias simples, rápidas e sem complicações para você brilhar no Natal
3 ideias de petiscos com a cara do Natal
Quer surpreender os convidados? Inspire-se nestas sugestões de apresentação, que vão fazer sua mesa brilhar!
Compartilhar maquiagem com os filhos pode? O que dá para dividir e o que é melhor esconder do nécessaire
Produtos infantis costumam ser mais seguros para toda a família, mas o caminho inverso pode trazer riscos. Especialistas explicam como...
E se um óculos pudesse frear a miopia do seu filho? Primeiros óculos que desaceleram miopia em crianças são aprovados FDA
Tecnologia promete não apenas corrigir o grau, mas também retardar a progressão da condição. No Brasil, as lentes já são...





