Com informações da CMBH
O chamado “Teste do Olhinho”, exame indolor que pode detectar em recém-nascidos doenças como catarata congênita, glaucoma e tumores, pode passar a ser obrigatório na rede hospitalar pública e privada do município. A proposta recebeu parecer favorável em 1º turno na reunião da Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal de Blo Horizonte ocorrida nesta quarta-feira (13). Na mesma tarde, os vereadores membros do colegiado apreciaram propostas focadas na prevenção ao câncer e às queimaduras.
Segundo o PL 341/17, de autoria do vereador Osvaldo Lopes (PHS), o Teste do Reflexo Vermelho, popularmente conhecido como Teste do Olhinho, deve ser realizado em toda criança nascida nos hospitais da capital até 48h depois do nascimento.
O exame é simples é de rápida execução. Iluminado por um feixe de luz, o globo ocular deve produzir um reflexo vermelho. Embaçados ou esbranquiçados, esses reflexos são indicativos de problema oftalmológico, que devem ser investigados por meio de avaliações mais sofisticadas.
“A detecção das doenças do olho é fundamental para que o tratamento comece precocemente. Uma criança que apresente redução da capacidade visual poderá ter dificuldades escolares, com repercussões em toda a vida futura”, defende o vereador Osvaldo Lopes, ao justificar o projeto.
Antes de seguir para votação em Plenário, o texto ainda deve ser apreciado pela comissão de Orçamento e Finanças Públicas.