Sinceridade é algo importante?

1004
Em imagem de fundo azul criança de camiseta azul e óculos faz bico com a boca e olha desconfiado. Mesmo que em alguns momentos seja difícil ser sincero, é melhor sempre dizer a verdade, afirma a colunista Priscila Boy
Mesmo que em alguns momentos seja difícil ser sincero, é melhor dizer a verdade.
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Sempre defendi que a verdade é a melhor opção, independentemente da situação. Mesmo que em alguns momentos seja difícil ser sincero, penso que devemos dizer a verdade. Não se constrói relacionamentos sólidos, sejam eles de amizade, de amor, profissionais ou de qualquer outra natureza, sem transparência. Ser sincero nem sempre é fácil. A gente corre o risco de perder amigos, de criar desconforto na família ou até mesmo separação no casamento. Porque para ouvir a verdade é preciso maturidade. Estar convicto de quem você é, ter flexibilidade e principalmente, humildade.

Mas, uma situação que vivenciei recentemente me fez repensar esta posição. Dia desses, eu estava no salão fazendo unha e uma linda garotinha de 4 anos entrou de repente, acompanhada de sua mãe. Como toda criança, ela andava de um lado para o outro, se encantava com os esmaltes, as toalhas, brincava e mexia em tudo. 

Leia também – Pediatras dão dicas a pais que ainda não conseguiram organizar rotina

Em um certo momento, começou a dizer que estava com fome e que queria comer algo. A mãe insistia para que ela esperasse um pouco mais, pois logo chegariam em casa e seria servido o jantar. Mas, segundo ela, a fome poderia matá-la, então a mãe cedeu e resolveu levá-la até a lanchonete, do outro lado da rua, para comprar alguma coisa e evitar a morte súbita da menininha.

Ela apareceu de volta, com um pastel de carne enorme, super cheiroso e eu logo a abordei:

– Nossa, que delícia! Acho que vou até a lanchonete comer algo também…

Eu perguntei o que eu poderia encontrar na lanchonete, e ela me disse que lá havia coxinha, empada e pastel de queijo e que havia sido difícil escolher, porque ela gostava de tudo que tinha lá! 

Então eu disse que não saberia escolher entre tantas coisas gostosas e que achava melhor comprar um de cada.

Leia também: Como falar com as crianças sobre a redução do orçamento doméstico

Foi aí que pensei melhor no que havia dito e falei que, o melhor mesmo era pegar um só, porque senão eu ia ficar muito gordinha, comendo todos aqueles salgadinhos. Ele me olhou de cima em baixo e disse, sem hesitar:

– Mas você já está gordinha!

Meu Deus, será mesmo necessário tanta sinceridade? Quase morri, mas não foi de raiva não. Foi de rir mesmo! Adoro a pureza das crianças!

Leia também – Pediatras dão dicas a pais que ainda não conseguiram organizar rotina

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui