Artigos
Seminário Canguru para Pais reúne leitores em três palestras enriquecedoras

Por Daniele Franco
A unidade Floresta do Colégio Batista Mineiro recebeu, neste sábado, o 1º Seminário Canguru para Pais, que trouxe três palestras sobre temas pertinentes à realidade parental.
A primeira fala foi do economista Carlos Eduardo Freitas Costa, que levou a importância da educação financeira desde a primeira infância. O economista coloca quatro pilares nessa tarefa: ganhar, gastar, poupar e doar. Explicando cada um deles, Costa aponta o papel dos pais no desenvolvimento da relação das crianças com o dinheiro. “Podemos ensinar tudo direitinho para os nossos filhos, mas se eles não virem em nós os exemplos dessas ações, todo o trabalho estará perdido”.
A Dra. Liubiana Arantes, neuropediatra, presidente do Departamento de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria e professora da Faculdade de Medicina da UFMG levou seus conhecimentos acerca do desenvolvimento neurológico das crianças com a palestra “Como conteúdos inadequados prejudicam o desenvolvimento do seu filho”. Em uma fala esclarecedora e impactante, Liubiana explicou que a infância é uma fase que o indivíduo não tem clareza do que é real ou não. “Todos os comportamentos que a criança testemunha, se não ensinado o contrário, ela acredita que seja normal, se ela vê uma ação em um livro, filme ou videogame, por exemplo, ela tende a imitar acreditando ser o certo”. Com base nesse argumento, ela mostrou a importância de estar sempre atento ao conteúdo oferecido para as crianças.
Na terceira palestra do dia, as psicólogas Patrícia Nolêto e Thaís Moraes abordaram um assunto relacionado ao comportamento dos pais: “Qual é seu estilo de paternidade/maternidade e como ele afeta no desenvolvimento do seu filho”. Patrícia e Thaís começaram sua fala colocando as necessidades emocionais que uma criança tem e apontando o ambiente e o temperamento como fator determinantes para o desenvolvimento de uma personalidade saudável. Afeto e vínculo, autonomia, individualidade, limites e espontaneidade foram citados e explicados como necessidades emocionais que a família deve sempre procurar suprir.
Boas impressões
Mãe em tempo integral, Paula Santiago, de 36 anos, classifica como enriquecedor o evento promovido pela Canguru. “As palestras são esclarecedoras e trazem respostas para dilemas que a gente vive na prática cotidiana da maternidade, é bom ver temas tão complexos serem trazidos dessa maneira. Superou minhas expectativas”. Paola, que é mãe de duas crianças, de 7 e 4 anos, ainda fala sobre a importância de temas como os que foram abordados na palestra: “A minha filha mais velha já vê um pouco disso na escola, e é bom chegar aqui e ver conteúdos que complementam esse aprendizado.”
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Você sabia que 90% dos acidentes com crianças e adolescentes poderiam ser evitados, com medidas simples?
Em entrevista exclusiva, pediatra aponta mudanças simples que fazem a diferença na prevenção e podem salvar vidas
Criança que ganha celular aos 12 anos tem mais chances de depressão e obesidade
Dados foram revelados em estudo feito com mais de 10 mil adolescentes e acendem alerta para famílias
Guerreiras do K-Pop: Entenda o que levou uma escola a proibir crianças de cantarem músicas do desenho que virou febre
Direção de uma escola primária britânica enviou uma carta aos pais, explicando que os alunos não poderiam mais referir-se à...
Verão, piscina e mar: como proteger as crianças de otites?
Com mais calor, umidade e horas na água, aumentam os casos de otites externas — a famosa “otite de verão”....






