Artigos
Aulas regulares seguem indefinidas em São Paulo para os ensinos infantil e fundamental
Em coletiva de imprensa no início da tarde desta quinta-feira, o prefeito Bruno Covas, de São Paulo, anunciou que alunos dos ensinos infantil e fundamental devem seguir com as atividades extracurriculares até 19 novembro. Nessa data, serão divulgados os resultados da segunda fase do censo sorológico, que observa o contato com o vírus da Covid-19 em alunos, professores e funcionários da rede municipal de ensino para tomar uma decisão. Durante o anúncio foi autorizado apenas o retorno às aulas regulares para o ensino médio, a partir de 3 de novembro.
A medida de manutenção das aulas extracurriculares, portanto, segue valendo para alunos das redes municipal, estadual e privada na capital paulista, sendo o retorno às aulas facultativo. As aulas regulares estão suspensas desde março devido à quarentena provocada pela pandemia de coronavírus. Em 7 de outubro, foram autorizadas a volta às escolas para prática de atividades extracurriculares para os ensinos infantil, fundamental e médio.
LEIA TAMBÉM: Escolas particulares devem usar o ensino remoto em 2021 apenas pontualmente
“Seguindo a recomendação da área da saúde, a Prefeitura de São Paulo vai manter apenas as atividades extracurriculares para o ensino infantil e para o ensino fundamental e vai autorizar o retorno às aulas regulares para o ensino médio a partir do dia 3 de novembro aqui na cidade. Lembrando que essa autorização para o retorno é para as três redes: a rede municipal, a rede estadual e a rede privada. Ela é voluntária para os pais, de acordo com a decisão já do Conselho Nacional de Educação, e ela deve seguir os protocolos sanitários já estabelecidos”, afirmou o prefeito Bruno Covas, durante a coletiva.
Veja o que foi anunciado nesta quinta-feira pelo prefeito de São Paulo:
- Educação Infantil – tem autorização para realizar apenas atividades extracurriculares
- Ensino Fundamental – pode seguir apenas com atividades extracurriculares
- Ensino Médio – tem autorização para o retorno às aulas regulares em 3 de novembro
LEIA TAMBÉM: Como a gamificação pode ajudar seu filho a aprender mais
Crianças e adolescentes apresentaram maior taxa de infecção por coronavírus
Segundo o prefeito, o anúncio do dia 19 irá decidir, com base na segunda fase do censo sorológico e com a evolução da pandemia na cidade de São Paulo, se o retorno às aulas regulares será autorizado para crianças a partir de 1o de dezembro.
A primeira etapa do censo sorológico realizou testes em 65.400 mil pessoas até 21 de outubro e detectou que 13,2% do público-alvo já teve contato com o vírus da Covid-19. O número maior de infectados ocorreu entre crianças e adolescentes.
A orientação do governo é para que somente os docentes que já tiveram a doença retornarão para as escolas. A previsão é que a Prefeitura de São Paulo realize, no total, testes em 675 mil alunos e 120 mil professores e funcionários, embora a participação no exame não seja obrigatório. Por meio do teste, é possível confirmar a presença de anticorpos específicos no sangue e saber quem já teve a doença, o que não significa, contudo, que a pessoa esteja imune.
LEIA TAMBÉM: Unicef promove ‘obrigadaço’ para professores nas redes sociais
[mc4wp_form id=”26137″]
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!
Co-parentalidade sem relacionamento amoroso ganha espaço: você toparia?
Aplicativos que conectam pessoas interessadas em ter filhos sem vínculo amoroso crescem e ampliam o debate sobre novos modelos de...






