Artigos
As crianças, as telas e a quarentena
É bem provável que a relação das crianças com as telas tenha se intensificado neste período de quarentena. A rotina familiar mudou por causa da Covid-19 e, nesse contexto, o ambiente digital aparece como um recurso para entreter as crianças e também conectá-las com os amigos e familiares.
Para contribuir e auxiliar famílias nas relação das crianças com as telas, o Instituto Alana – ONG que defende a garantia de condições para vivência plena da infância – desenvolveu uma série de vídeos com depoimentos de cinco especialistas do próprio instituto. Eles trazem sugestões sobre como as famílias podem ajudar os pequenos a terem relações éticas, saudáveis e criativas com as tecnologias.
Segundo o Alana, a série busca proporcionar reflexões sobre aspectos como os benefícios da tecnologia durante a quarentena, a qualidade de conteúdo, o equilíbrio entre as experiências digitais e atividades sem telas e a publicidade infantil.
Ao todo, a série que tem como foco a relação das crianças com as telas é composta por nove vídeos, que contam com a participação dos seguintes especialistas do Instituto Alana: Maria Isabel Barros, pesquisadora do programa Criança e Natureza; Laís Fleury, coordenadora do programa Criança e Natureza; Livia Cattaruzzi, advogada do programa Criança e Consumo; Pedro Hartung, coordenador dos programas Criança e Consumo e Prioridade Absoluta e Raquel Franzim, coordenadora da área de Educação.
Benefícios das telas
Um dos vídeos produzidos pelo Instituto Alana fala sobre como a tecnologia pode ajudar as crianças a enfrentar a quarentena. Segundo os especialistas, o ambiente digital tanto pode ajudar as crianças a cultivar laços afetivos, quanto a mantê-las aprendendo. “As relações são fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças e a tecnologia pode e deve ajudar os pequenos a ligarem-se aos amigos e à família, a colaborarem entre si, a brincarem e a partilharem histórias e experiências”, afirma o instituto. A tecnologia também contribui para engajar as crianças na experiência de aprender em casa, e assim manterem-se conectadas a professores e amigos, o que possibilita uma rica troca de experiências entre todos.
A relação completa dos vídeos poderá ser vista aqui.
Leia também: Podcast ‘Calcinha Larga’: primeira temporada é sobre a realidade de ser mãe
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade))
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....
Menores fora das redes: a exclusão da Austrália é cuidado ou ilusão?
Primeiro país a adotar a medida, a Austrália reacende um debate global entre famílias, escolas e governos: como proteger crianças...
Seu filho não precisa sentar no colo do Papai Noel; 4 cuidados essenciais para crianças neurodivergentes
Com preparo, respeito ao ritmo da criança e uma boa dose de acolhimento, a magia do Natal pode ser especial...
A infância em looping: o que a denúncia contra o TikTok revela para nós, mães
Para o Instituto Alana, mecanismos como rolagem infinita, autoplay e recompensas digitais funcionam como gatilhos de vício, desrespeitando as normas...





