Queridos, cheguei!

O bebê chegou! Conheça dez dicas de como dar as boas-vindas sem correr o risco de transformar o momento de celebração num suplício. #Comportamento #Cangurubh

queridos chegueiA chegada de um bebê é, sem dúvida alguma, um dos momentos mais festejados na vida de um casal. As descobertas dessa nova fase, no entanto, são delicadas e exigem todo tipo de cuidado. Canguru conversou com a pediatra Maria da Glória de Alencar Araripe e com as consultoras de etiqueta Janaína Depiné e Ana Flávia Furtado para saber as regrinhas básicas na hora de visitar um recém-nascido. Com apenas dez dicas, é possível dar as boas-vindas sem correr o risco de transformar o momento de celebração num suplício.

 

#1 DE SURPRESA,NÃO

Ligue antes de fazer a visita, sempre. Combine com a família o melhor horário. Dessa forma, você não corre o risco de chegar na sagrada hora do repouso do neném ou da mãe, que ainda está fragilizada por causa do parto.

#2 ESPERE UM POUCO

Deixe a maternidade para avós, tios e padrinhos. O ideal é fazer a visita em casa. Espere ao menos quinze dias e fique meia horinha, no máximo. Essa é a fase de adaptação do casal, que não tem muito tempo para fazer sala.

#3 AAAAATCHIM 

Se estiver doente, suspenda a visita. O bebê ainda não possui o sistema imunológico completamente desenvolvido nem tomou todas as vacinas.O risco de ele ser contaminado é imenso.

#4 E A TURMA DA PESADA?

Não leve filhos pequenos. Crianças agitam o ambiente e acabam perturbando a paz da mãe e, principalmente, a do bebê. A aglomeração em volta da criancinha também favorece contágios.

#5 CHEIO DE MIMOS 

Para o recém-nascido, é delicado levar fraldas, brinquedinhos ou peças de enxoval. A mãe vai adorar receber flores. De preferência orquídeas, que não têm cheiro nem pólen. Esqueça o chocolate. O doce não é recomendável para quem está amamentando, já que pode causar cólica no neném.

#6 QUE CHEIRO É ESSE?

Evite passar perfume ou fumar. O odor pode incomodar tanto a mãe quanto o bebê. Além disso, é nessa fase inicial da relação entre os dois que a criança desperta o sentido do olfato.

#7 NADA DE COLO 

Jamais peça para carregar o neném, pelo menos até ele completar 3 meses. Pode parecer frieza, mas é uma questão de saúde, apenas. A criança ainda não está imune a doenças, e, por mais que você higienize as mãos, sua roupa certamente estará suja.

#8 PRIVACIDADE MÁXIMA  

Na hora da amamentação, saia do local e deixe a mãe e o bebê a sós. É um momento muito íntimo, que precisa de concentração. Muitas mulheres também não se sentem à vontade para expor os seios na frente de outras pessoas.

#9 OLHA O PASSARINHO

Antes de tirar a câmera ou o celular do bolso, procure saber se a mãe se sente confortável com o registro do filhote. Caso esteja liberado, faça a foto, mas sem flash. E jamais poste nas redes sociais.

#10 MENOS É MAIS 

Não dê palpite sobre amamentação, criação de filhos ou até mesmo sobre higienização. É chato, inconveniente e cada pessoa tem uma opinião de acordo com a sua educação e com os seus valores.

Verônica Fraidenraich

Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

VER PERFIL

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também