Bancos de sangue têm redução de 30%; saiba quem pode doar

    244
    quem pode doar
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Os estoques de banco de sangue tiveram uma queda de 30% no número de doadores nos últimos dez dias, segundo a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), com sede em São Paulo. Segundo o gerente médico da Colsan em Sorocaba, Frederico Brandão, os estoques já estavam baixos e vêm sofrendo uma redução ainda maior. “A gente observa que os doadores estão deixando de comparecer por causa da contenção da mobilidade, em função do coronavírus e, também, porque a doença aumentou as restrições para os doadores”, afirma Brandão ao jornal O Estado de São Paulo.

    Um dos motivos da queda é o fato de que estão sendo recusados doadores que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com casos confirmados ou pessoas suspeitas de terem o coronavírus, ou, ainda, aquelas que apresentaram sintomas da doença. Quem também teve gripe no último mês não deve comparecer. Para doar sangue, é importante que o doador esteja em boas condições de saúde.”

    A Colsan atua na captação e coleta de sangue em 11 postos na capital, região metropolitana de São Paulo e cidades do interior – além de Sorocaba, Santos e Jundiaí. Conforme Brandão, a maioria dos bancos de sangue do Estado está com estoques baixos, já que as demandas aumentaram em razão dos recentes surtos de Influenza e dengue. Ele alerta para a necessidade de acelerar as doações, tendo em vista a antecipação da campanha nacional de vacinação contra a gripe pelo Ministério da Saúde para o próximo dia 23.

    Para doar sangue, você deve:

    • Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação)
    • Ter entre 16 e 69 anos de idade* (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos)
    • Pesar acima de 50 Kg
    • Estar em boas condições de saúde
    • Estar alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação 

    Homens podem doar a cada 2 meses, até no máximo 4 vezes no período de 12 meses
    Mulheres podem doar a cada 3 meses, até no máximo 3 vezes no período de 12 meses
    Grávidas e lactantes (até o 6o mês de amamentação) não podem doar, por determinação do Ministério da Saúde.

    Fonte: Colsan

    Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui