Artigos
Nova temporada da série ‘Que Corpo É Esse?’ estreia no Canal Futura
A prevenção online é o tema central da nova temporada da série de animação “Que Corpo É Esse?”, que estreia hoje (9) no canal Futura e faz parte da programação oficial da Semana do Dia da Internet Segura (de 8 a 12 de fevereiro). Produzida pela Split Studio, a série se divide em três faixas etárias (até 7 anos, de 8 a 14 anos e de 14 anos em diante) e acompanha as histórias dos irmãos Ariel, Dandara, Thainá, Cauã, Chris, seus pais e seus amigos.
Em nove programas são tratados, de forma lúdica, temas como uso consciente da internet; autoproteção; parentalidade positiva; saúde emocional e autoflagelo; modelo de masculinidade tóxica; reputação digital e ideação suicida; leitura crítica das informações e relacionamento online. O primeiro episódio fala de sharenting – a superexposição de crianças nas redes sociais pelos pais – e os direitos à privacidade.
“A nova temporada do ‘Que Corpo é Esse?’ aborda um tema de suma importância que cada vez mais tem feito parte do cotidiano das crianças e adolescentes: a internet. Reconhecer os benefícios, mas especialmente compreender os riscos que a internet traz às crianças e adolescentes é fundamental para protege-los da violência online, otimizando, assim, as oportunidades do mundo digital”, analisa Rosana Vega, chefe da área de proteção de crianças e adolescentes do Unicef.
A série integra o projeto Crescer sem Violência, uma parceria entre Fundação Roberto Marinho – por meio do Futura -, Childhood Brasil e UNICEF Brasil, com apoio do Google, Facebook, Instagram, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e The Freedom Fund.
Leia também: Você sabe se seu filho já foi abordado por estranhos na internet?
Veja outros eventos realizados no Dia da Internet Segura
Neste dia 9, uma mobilização digital vai ocupar as redes das instituições parceiras com as hashtags #EmCasaSemViolência e #SID2021, alertando para a importância da prevenção e autoproteção. E no dia 12 (sexta-feira), às 11h, o canal do Futura no YouTube promove um debate online, aberto ao público, com a exibição de três episódios e a participação de especialistas, que vão abordar estratégias para garantir que a internet seja um ambiente seguro para crianças e jovens. (Veja a programação abaixo)
Que Corpo É Esse?
Canal Futura
Estreia: Dia 9/2
Terça-feira às 8h (maratona de pré-estreia). A partir de 10/2: quarta-feira, às 20h40, e sexta-feira, às 17h30.
A série “Que Corpo É Esse?”, criada em parceria com Childhood Brasil e Unicef Brasil, traz como tema central de sua segunda temporada o tema “Prevenção Online”.
Debate online
YouTube do Canal Futura
Dia 12 (sexta-feira), às 11h
Mediação: Caroline Arcari (escritora, pedagoga, mestra em Educação Sexual e consultora do projeto Crescer sem violência). Consultores convidados: Renata Assumpção (Instituto Alana), Viviana Santiago (Plan International), Juliana Cunha (Safernet) e Leonildo Moura (GIRAL Desenvolvimento Humano e Local).
Leia também: 6 dicas para tornar a internet segura para crianças
[mc4wp_form id=”26137″]
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Você sabia que 90% dos acidentes com crianças e adolescentes poderiam ser evitados, com medidas simples?
Em entrevista exclusiva, pediatra aponta mudanças simples que fazem a diferença na prevenção e podem salvar vidas
Criança que ganha celular aos 12 anos tem mais chances de depressão e obesidade
Dados foram revelados em estudo feito com mais de 10 mil adolescentes e acendem alerta para famílias
Guerreiras do K-Pop: Entenda o que levou uma escola a proibir crianças de cantarem músicas do desenho que virou febre
Direção de uma escola primária britânica enviou uma carta aos pais, explicando que os alunos não poderiam mais referir-se à...
Verão, piscina e mar: como proteger as crianças de otites?
Com mais calor, umidade e horas na água, aumentam os casos de otites externas — a famosa “otite de verão”....






