Artigos
Qual é o seu sonho? Mães não fazem essa pergunta aos filhos (mas deveriam)
A única coisa complicada na palavra empreendedorismo é a sua pronúncia. O empreendedor é alguém simples, que dá vazão a impulsos naturais tais como ousar, arriscar, criar, transformar. É um jeito de ser que não exige erudição. É um potencial da espécie humana. Em algumas pessoas ele se mostra espontaneamente. Em outras fica adormecido.
Para se entender o conceito de empreendedorismo nada melhor do que recorrermos ao nosso dia a dia. É comum ouvir-se expressões do tipo: “O meu sonho é ser médico, ter filhos, ser feliz”. Nelas a palavra sonho descreve um forte desejo, a concepção do futuro desejado. Mostra a intenção de ser protagonista e autor da própria vida. Pois sonhar, conceber o futuro, representa a primeira metade do conceito de empreendedorismo. Vamos à segunda.
Somente sonhar significa quase nada. O indivíduo se mostra empreendedor quando age para transformar o seu sonho em realidade. Durante a busca e movido pela emoção, a pessoa liberta o empreendedor que existe dentro de si. Assim o conceito se completa: “o empreendedor é alguém que sonha e busca transformar o seu sonho em realidade”.
Ao agir o empreendedor cria, por tentativa e erro, dois saberes que vão dar rumo a sua vida: o futuro que deseja e os caminhos e estratégias que irá utilizar para transformá-lo em realidade. Esses dois saberes não estão nos livros e serão recriados durante toda a vida do empreendedor. Ele estará sempre diante do desafio de imaginar o novo e torná-lo real através de processos também inovadores.
Leia também: História de mãe: como me tornei empreendedora após a maternidade
Caminhos traçados por outros não nos servem porque estão impregnados da subjetividade alheia. Ao criar esse conceito fiz uma descoberta surpreendente. Constatei que a pergunta “qual é o seu sonho” nunca é feita. Mães, pais, educadores jamais a formulam. Não confundir com outra pergunta, muito comum, que diz: “o que você quer ser quando crescer”. Mas essa não é uma boa pergunta, porque não se refere à criança, mas ao adulto que potencialmente ela representa.
Existem muitas razões para não se perguntar ao filho qual é o sonho dele. A mais óbvia é que sonhos não podem ser controlados e, por isso, são perigosos. Descoberta a pergunta que não era feita, passei a dirigi-la a diferentes platéias: crianças, adolescentes, jovens, executivos. As crianças, protegidas pela liberdade, respondem com facilidade. Adultos tropeçam e raramente admitem confessar os seus sonhos. Em muitos casos, nem para si mesmos. Mas todos agradecem a experiência.
Talvez você, caro leitor ou leitora, dedique os próximos 5 minutos a responder essa pergunta tão simples: qual é o seu sonho? Não perderá seu tempo. Se já a fez, é bom renová-la, porque sonhos mudam. Se está junto à maioria que nunca a fez, garanto que não vai se arrepender.
Leia também: “Empreender é acreditar que é possível realizar o seu sonho”, diz Dolabela
[mc4wp_form id=”26137″]
Fernando Dolabela
Escritor, consultor, palestrante, conferencista internacional. Criador da Pedagogia Empreendedora, aplicada em 2.000 escolas da Educação Básica e em uso pela ONU em países africanos. Já escreveu 15 livros, entre eles, o best-seller “O segredo de Luísa”. Colunista da rádio BandNews – MG, membro fundador do World Entrepreneurship Fórum, criado na França, e da “Red EmprendeSur, Emprendedorismo y Innovación en America Latina”.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Especialista explica o que está por trás dos protestos das crianças no Roblox
Manifestação virtual foi realizada nos ambientes de jogos, depois que a empresa anunciou mudanças que restringiam o chat, para tornar...
Você é o “cérebro da casa”? Como a carga mental tem adoecido as mães
Pesquisas mostram que as mulheres seguem responsáveis pela maior parte do trabalho invisível, mesmo quando trabalham fora. Reconhecer essa divisão...
FIV impulsiona recorde de maternidade solo entre mulheres de 40 anos. É o seu caso?
Mulheres que decidem ter filhos, sem ter necessariamente um companheiro para realizar esse sonho em conjunto, têm recorrido à reprodução...
Projeto de Lei pretende priorizar férias dos pais com férias escolares. O que falta para ser aprovado?
Proposta em tramitação no Congresso pretende dar prioridade a trabalhadores para tirar férias no mesmo período das férias escolares, mas...





