17 campanhas para te emocionar neste Dia das Mães de 2023

Propagandas valorizam a maternidade sem filtros e a importância de acolher os diferentes perfis de mães

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A educadora parental Elisama Santos e a filha em campanha do Dia das Mães para 2022
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Texto atualizado em 09/05/2023 – A maternidade sem glamour, com todas as suas dificuldades e alegrias, é um dos temas retratados por propagandas do dia das mães. Anúncios também destacam a importância do acolhimento e da aceitação dos diferentes perfis de mães, e lembram que os filhos crescem rápido e devemos aproveitar todas as fases com eles, fortalecendo assim os vínculos em família.

Ainda que sejam vídeos de empresas que querem nos vender produtos, eles trazem mensagens importantes que destacam os diferentes papéis das mães na sociedade, sendo difícil não se emocionar ou dar risadas com as imagens e histórias apresentadas. A seguir, confira algumas das campanhas mais inspiradoras feitas em 2023, 2022 e 2021 para celebrar a data, comemorada sempre no segundo domingo do mês de maio.

Propagandas para o Dia das Mães 2023

A mensagem “Não é só uma mãe que faz um filho. Um filho também faz uma mãe” é o foco da campanha da Sadia em homenagem às mães estrelada pela atriz, cantora e mãe de Paulo Gustavo, Déa Lucia.

“Celebre Cada Minuto” é o tema da propaganda de Dia das Mães da Renner, que valoriza a convivência com a família durante cada fase vivida pela criança.

A Natura está celebrando 30 anos em 2023 e, na campanha em homenagem às mães, faz um convite para incentivar a formação do vínculo através do toque afetuoso nos bebês. A ideia é reforçar o poder transformador que existe nesses momentos únicos entre mães e filhos.

A marca de bebida de refrigerante Guaraná Antarctica esteve em contato com mães reais e influenciadoras que ajudaram a trazer insights sobre diversas formas de maternar, compartilhando suas próprias experiências, inseguranças e confissões.

Propagandas para o Dias Mães 2022

Maternidade sem filtro

As maravilhas e os desafios da maternidade são o mote da campanha da Hering, que traz a cantora Ivete Sangalo interpretando a música “Você”, de Tim Maia. Além da cantora, mulheres que falam sobre a maternidade real em suas mídias sociais também participaram da ação para passar a mensagem de” Feliz assim” nas redes. Andressa Rei, Ana Carolina Ralston, Elisama Santos, Helen Ramos, Isabelli e Lian Tai dividiram experiências do dia a dia com os filhos para gerar uma identificação com as mais diversas mães do Brasil, fazendo com que se sintam representadas e acolhidas. 

O valor cada fase da maternidade

Com o mote “Celebre Cada Minuto”, a campanha estimula a convivência e a cumplicidade entre mães e filhos, destacando a importância de se aproveitar as diferentes fases vividas na maternidade como forma de fortalecer os vínculos em família. O anúncio é embalado pela música “Tempo Perdido”, do Legião Urbana, e mostra uma mãe que acompanha as principais fases de amadurecimento da filha em seu quarto e vê o tempo mudar rapidamente.

Culpa materna

A campanha do Boticário tem gerado polêmica ao simular um julgamento materno num tribunal para falar do sentimento constante de culpa que acompanha diferentes perfis de mães na sociedade. Desde aquelas que trabalham o dia inteiro fora às que não amamentam o filho, que dão chupeta, que engravidam cedo ou tarde demais, entre outros temas. Segundo a marca, a intenção é promover reflexões e a empatia para acolher as mães e ajudá-las a viver uma relação saudável com seus filhos. Nas redes sociais, revendedoras dos produtos da empresa compartilham suas vivências em família, como uma forma de incentivar outras mães a fazer o mesmo no movimento #MaternidadeSemJulgamentos.

Propagandas para o Dias Mães 2021

Mães de um país inteiro

A atriz Regina Casé, que interpreta a personagem Lourdes na novela “Amor de Mãe”, da Globo, é a estrela principal da propaganda de Dia das Mães de o Boticário, empresa de cosméticos e perfume, que fala das mães que estão na linha de frente da Covid-19, como médicas, cientistas, enfermeiras e fisioterapeutas, e que hoje, “são mães de um país inteiro”, conforme diz a marca. O protagonismo dessas mães também é destacado por meio de relatos de seus filhos, que complementam o comercial da marca. Um desses depoimentos, você assiste abaixo.

Cada uma a seu ritmo

A campanha da Hering “No ritmo das mães do Brasil”, investiu na ideia de que cada brasileira tem o seu próprio ritmo de ser mãe. Estrelam o comercial dessa marca de vestuário as atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, dois ícones da arte e da cultura nacional. Além delas, aparecem no vídeo muitas outras mães e filhos com as mais diversas histórias e perfis – de mãe adotiva a casal de mães homoafetivas e mãe de criança com Síndrome de Down, entre outros exemplos da vida cotidiana. Na trilha sonora, a música “Sorte”, composta por Ronaldo Bastos e conhecida na voz de Gal Costa e Caetano Veloso, é uma homenagem, segundo a marca, às mulheres que nos trazem sorte.

Amor que transforma

O leite Ninho, da Nestlé, investiu em uma campanha que tem como tema “histórias reais sobre o amor que transforma: o amor de mãe”. O vídeo traz diferentes perfis de mães e filhos, ao som de “All you need is love”, dos Beatles, para falar da importância do amor que os filhos recebem das mães, pois será esse amor que eles darão para o mundo.

Mães que não vieram prontas

A Tang, marca de refresco em pó com sabor de frutas, destaca, em sua propaganda do Dias das Mães deste ano, as mulheres que buscam acompanhar os filhos no seu desenvolvimento, e para isso topam desafios como jogar videogame e gravar dancinhas para aplicativos de redes sociais. Segundo a marca, a ideia é incentivar as mães a que se aproximem dos filhos para manter um diálogo aberto, compartilhar valores e assim poder ajudá-los a se preparar para um futuro melhor.

Mães como referência

Entre as várias propagandas do Dia das Mães, a da Riachuelo, rede de lojas de departamento, ressalta a figura materna como a primeira pessoa que influencia o jeito e a vida das pessoas. Com o mote “Mãe, sua primeira influenciadora”, a a marca traz situações da “maternidade real”, inclusive durante a pandemia, que permitam identificação do público com as mães representadas no vídeo. Estrelada pela atriz Giovanna Ewbank e seus três filhos, a campanha conta ainda com a participação de outras influenciadoras com seus respectivos filhos e/ou mães, como Sabrina Sato e a dançarina Luana Bandeira, que falam sobre maternidade em suas diferentes realidades.

A importância do autocuidado

A campanha “Viva o que Aproxima”, da operadora de celular Vivo, foca no dia a dia das mães que têm de lidar com as inúmeras tarefas neste momento de distanciamento social. O vídeo “Meditação” mostra uma mãe que concilia seu trabalho em home office com atividades de casa, o cuidado com os filhos e o autocuidado. Por meio de práticas de meditação, a campanha busca destacar como uma conexão de qualidade é fundamental para que a mãe possa dar conta de todas as funções no dia a dia. 


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A reinvenção das mães na pandemia

A propaganda do Dia das Mães da Natura, que atua no setor de cosméticos, fala sobre os desafios de ser mãe em plena pandemia – aquelas que precisaram se reinventar diante das experiências e vivências, para além do que haviam imaginado. O marca destaca a importância do toque e do afeto para os bebês.

Aprendizados para o futuro

A marca de moda feminina Cantão lançou a campanha de Dia das Mães intitulada “Mãe Não é Tudo Igual”, protagonizada pela jornalista e apresentadora Astrid Fontenelle, mãe de Gabriel, de 12 anos. Segundo a marca, a campanha busca traduzir e inspirar o conceito real de ser mãe, mostrando que existem muitas particularidades entre as vivências das mulheres que desempenham tão bem esse papel, mesmo diante de grandes dificuldades. Clique aqui para assistir à propaganda da campanha.

Experiências de qualidade

“Nada é mais profundo do que o amor de mãe. Tão profundo que é possível sentir na pele.” É nesse mote que a marca de pomada para assaduras para bebês, Bepantol Baby, apostou para a campanha digital em celebração ao Dia das Mães. Lançada com um vídeo manifesto, a campanha traz diversas cenas entre mães e filhos e momentos de carinho que marcam nossa trajetória desde o início da vida: o nascimento, os primeiros aniversários, os primeiros banhos e as tantas trocas de fraldas. A proposta é reforçar a mensagem de que, por mais que algumas dessas experiências não fiquem gravadas na memória das crianças ao longo de seu crescimento, o que permanece com elas é o amor e a conexão que essas vivências proporcionam.


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