Artigos
Pontos importantes para escolher a escolinha do seu filho
Quando decidimos pôr nossos filhos na educação infantil, muitos ainda bebês, outros nem tanto, a preocupação não é com a nota do Enem. Selecionamos os critérios mais relevantes para as mães na hora de definir a escola dos seus filhos.
Conhecer e poder conversar com a professora
Não tem nada que deixe a mãe mais segura do que poder chegar à escola, entregar seu filho à professora e depois trocar duas palavras com ela na hora de buscar a criança. Esse relacionamento é fundamental para manter nossa confiança na instituição.
Tipo de ensino
A escola deve partilhar dos mesmos valores da sua família.
Diálogo com a família
É importante que a escola mantenha a comunicação com a família, seja através da agenda, de reuniões de pais ou de atividades extras. O envolvimento da instituição com a família é o segundo ponto mais importante para as mães.
Estrutura física da escola
Vale observar o tamanho das salas de aula, o espaço aberto para recreação, a ventilação e a iluminação. Além, é claro, da organização e a limpeza.
Tamanho das turmas
Existe legislação para isso, mas em escolas particulares os pais exigem um pouco além do que manda a lei.
Localização
Não adianta a escola ser maravilhosa se vamos perder muito tempo com o deslocamento. Escola boa perto da nossa casa ou do trabalho é o que buscamos.
Tipo de alimentação oferecida
Se a escola fornece a alimentação dos alunos, o cardápio diário deve estar disponível para os pais. O ideal é que ele seja elaborado por um nutricionista.
Ser inclusiva
Nada melhor para as famílias do que a convivência diária com as diferenças, afinal, somos todos diferentes, mas nossos direitos são iguais.
Acesso às dependências
Entrar na escola na chegada e na saída dos alunos ajuda a estabelecer uma relação de confiança.
Valor da mensalidade
A escola perfeita às vezes não cabe no bolso dos pais. É melhor abrir mão de uma coisa ou outra e priorizar itens mais relevantes, conciliando-os com o que se pode pagar.
Transparência
Quem não deve não teme. Se você sente que algo está sendo escondido dos responsáveis, se os colegas do seu filho começam a contar coisas que a escola não comunicou a você, fique atenta e converse com a coordenação.
Bebel Soares é fundadora da plataforma de apoio a mães Padecendo no Paraíso. Na Canguru ela fala sobre educação, saúde, alimentação, sexo, inclusão e viagens.
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....
Menores fora das redes: a exclusão da Austrália é cuidado ou ilusão?
Primeiro país a adotar a medida, a Austrália reacende um debate global entre famílias, escolas e governos: como proteger crianças...
Seu filho não precisa sentar no colo do Papai Noel; 4 cuidados essenciais para crianças neurodivergentes
Com preparo, respeito ao ritmo da criança e uma boa dose de acolhimento, a magia do Natal pode ser especial...
A infância em looping: o que a denúncia contra o TikTok revela para nós, mães
Para o Instituto Alana, mecanismos como rolagem infinita, autoplay e recompensas digitais funcionam como gatilhos de vício, desrespeitando as normas...








