Atualizada em 10/02 – O uso de pomadas modeladoras para tranças tem causado uma série de problemas nos olhos de centenas de mulheres pelo país. As últimas ocorrências foram registradas em Recife e Olinda, no último fim de semana de prévias carnavalescas, quando cerca de 250 pessoas foram socorridas em urgências oftalmológicas. As queixas eram de vermelhidão e muita dor nos olhos, inchaço, lacrimejamento, sensibilidade à luz e até quadros de cegueira temporária. A reação ocorre quando o produto entra em contato com água (seja de suor, de chuva, mar ou piscina) e escorre pelo rosto até chegar aos olhos.
Situação semelhante ocorreu no Rio de Janeiro na virada do ano atingindo cerca de 130 mulheres. O problema não é recente e já no início de 2022 foram relatados vários casos, inclusive de crianças pequenas, que também fazem tranças no cabelo.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou nesta sexta-feira todas as pomadas de modelar e trançar cabelos. “Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza. Mesmo exemplares adquiridos anteriormente e existentes nas residências ou em salões de beleza não devem ser utilizados neste momento”, disse o órgão em nota.
Cuidados a tomar com as pomadas para tranças
Diana Danda, oftalmopediatra do Eyecenter (RJ), esclarece que os sintomas geralmente aparecem algumas horas após o uso do produto, principalmente quando a criança sua, o cabelo molha e o produto escorre pelo rosto atingindo os olhos.
“Nesse caso, a primeira providência é lavar bastante os olhos com água corrente e, se os sintomas permanecerem, levar numa emergência oftalmológica para ver se é preciso usar alguma medicação”, orienta Diana. Ela ressalta que muitos desses produtos que estão sendo comercializados para essa finalidade não têm registro e o ideal é evitar qualquer tipo de pomada modeladora.
Fernanda Fragoso, pediatra do Grupo Prontobaby, diz que as crianças podem fazer os penteados e tranças mas com a interdição das pomadas pela Anvisa, reforça que a recomendação é que o produto não seja utilizado. “A Anvisa suspendeu o uso e venda de pomadas por consumidores e salões de beleza.”
Penteados mais simples duram em média uma semana
Carol Alves, especialista em tranças afro, explica que é comum crianças com cabelos crespos fazerem penteados com o uso de produtos, para facilitar no dia a dia. “Ajuda bastante na hora de se arrumar, pois não tem que pentear o cabelo, a criança já acorda pronta”. Ela explica que a pomada diminui o frizz do cabelo e permite uma maior durabilidade. Uma outra opção, o gel, segundo Carol, não funciona pois deixa a cabeça esbranquiçada e não “sustenta” tão bem a trança. “Se a criança vai para a praia, piscina ou corre o risco de molhar o cabelo de alguma outra forma, é essencial que tire antes a pomada no banho, enxaguando bem, porém o uso exige muita atenção dos pais”, ressalta. No geral, as crianças ficam com o penteado uma semana, quando são tranças simples, e entre um e três meses para as mais elaboradas, chamadas tranças soltas.
O cabeleireiro Fernando Fernandes, especialista em cabelos crespos e cacheados, diz que o uso de pomadas para tranças é uma tendência que tem crescido no mercado. “Desembaraçar os cabelos crespos todos os dias para ir para a escola é muita mão de obra. Além disso, o uso contínuo de bons produtos ameniza um pouco a tração e proporciona menos ressecamento do couro cabeludo, evitando incômodos como a escamação”, relata. O produto também ajuda a fixar o penteado e suavizar fios que se soltam, já que na hora de dormir o penteado dá uma “bagunçada”.
Fernando explica que fazer as tranças é dolorido e demorado – quando feitas no cabelo inteiro, podem levar até oito horas para terminar o penteado. “Crianças muito pequenas não têm resistência, então é mais indicado reduzir o número de tranças, para três, por exemplo”. O especialista orienta os pais a procurar profissionais qualificados e pesquisar bem sobre os produtos utilizados, assegurando-se de que não estejam na lista de proibidos pela Anvisa e sejam de qualidade e indicados para crianças. Ele também chama a atenção para que pais não usem química para fazer alisamento progressivo e permanente afro em crianças de 4 ou 5 anos de idade, recomendando esses penteados apenas para crianças maiores, em torno dos 12 anos.
Orientações da Anvisa sobre o uso da pomada para tranças
- Não use ou adquira esses produtos.
- Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.
- Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância.
- Em caso de qualquer efeito indesejado procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.
- Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR
A agência reuniu em uma página todas as informações sobre o assunto, sendo possível consultar os produtos irregulares, fazer notificações de novos produtos e acessar orientações aos consumidores.
LEIA TAMBÉM: