Artigos
Unicef lança podcasts diários com contação de histórias e música para crianças

“O Nabo Gigante”, “O Pinto Pimpão”e “O Jabuti e a Seriguela” são alguns dos títulos das histórias que fazem parte dos podcasts diários do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), lançados no fim de abril. O projeto “Deixa que eu conto” é voltado a crianças na fase pré-escolar (entre 4 e 5 anos) e em processo de alfabetização (dos 6 aos 8 anos). O objetivo é fazer com que todas as crianças, em especial as mais vulneráveis, tenham acesso a atividades que permitam a continuidade das aprendizagens em casa, nesta época de isolamento social.
Os conteúdos em audio são apresentados por duas contadoras de história – a pernambucana Carol Levy e a paulista Kiara Terra. Cada programa dura em média 30 minutos e está dividido em quadros que incluem contação de histórias, músicas e brincadeiras.
Leia também: ONG faz campanha para incentivar conversa entre pais e filhos na quarentena
Segundo o órgão, os episódios também serão disseminados para rádios de todo o país e compartilhados via WhatsApp, contribuindo para garantir oportunidades de aprendizagem de forma mais igualitária a crianças e adolescentes vulneráveis. Isso inclui, segundo o fundo, organizar diferentes opções, como aulas e outros materiais complementares de aprendizagem online, via televisão ou rádio, adaptados às diferentes realidades. “Com as escolas fechadas, há o risco de o isolamento social agravar as desigualdades nas aprendizagens, impactando especialmente meninas e meninos em situação de maior vulnerabilidade – entre eles, moradores de comunidades e periferias, indígenas e quilombolas, e crianças com deficiência”, explica Ítalo Dutra, chefe de Educação do Unicef no Brasil.
Leia também: Campanha ‘Diário de Sonhos’ estimula crianças e jovens a refletir sobre o futuro
Podcasts diários da Unicef – acesse aqui:
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Mesmo após aprovação da “Lei Felca”, poucos pais conhecem ferramentas para proteger as crianças na internet
Levantamento inédito, feito com 1800 pais, mostrou que apenas 36% já ouviram falar sobre as novas regras do ECA Digital....
Por que o possível aumento da mortalidade infantil no mundo também diz respeito ao Brasil
Depois de 25 anos de queda contínua, relatório global acende alerta de risco de retrocesso na saúde das crianças. Vacinação,...
Pisca-pisca de Natal encantam as crianças, mas exigem cuidados importantes para evitar acidentes
Choques, queimaduras e até incêndios podem acontecer quando as decorações não são instaladas corretamente. Especialista alerta para riscos e dá...
Você sabia que 90% dos acidentes com crianças e adolescentes poderiam ser evitados, com medidas simples?
Em entrevista exclusiva, pediatra aponta mudanças simples que fazem a diferença na prevenção e podem salvar vidas






