“O Nabo Gigante”, “O Pinto Pimpão”e “O Jabuti e a Seriguela” são alguns dos títulos das histórias que fazem parte dos podcasts diários do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), lançados no fim de abril. O projeto “Deixa que eu conto” é voltado a crianças na fase pré-escolar (entre 4 e 5 anos) e em processo de alfabetização (dos 6 aos 8 anos). O objetivo é fazer com que todas as crianças, em especial as mais vulneráveis, tenham acesso a atividades que permitam a continuidade das aprendizagens em casa, nesta época de isolamento social.
Os conteúdos em audio são apresentados por duas contadoras de história – a pernambucana Carol Levy e a paulista Kiara Terra. Cada programa dura em média 30 minutos e está dividido em quadros que incluem contação de histórias, músicas e brincadeiras.
Leia também: ONG faz campanha para incentivar conversa entre pais e filhos na quarentena
Segundo o órgão, os episódios também serão disseminados para rádios de todo o país e compartilhados via WhatsApp, contribuindo para garantir oportunidades de aprendizagem de forma mais igualitária a crianças e adolescentes vulneráveis. Isso inclui, segundo o fundo, organizar diferentes opções, como aulas e outros materiais complementares de aprendizagem online, via televisão ou rádio, adaptados às diferentes realidades. “Com as escolas fechadas, há o risco de o isolamento social agravar as desigualdades nas aprendizagens, impactando especialmente meninas e meninos em situação de maior vulnerabilidade – entre eles, moradores de comunidades e periferias, indígenas e quilombolas, e crianças com deficiência”, explica Ítalo Dutra, chefe de Educação do Unicef no Brasil.
Leia também: Campanha ‘Diário de Sonhos’ estimula crianças e jovens a refletir sobre o futuro
Podcasts diários da Unicef – acesse aqui:
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.