Artigos
Dois livros para a paz invadir o coração nestes tempos de guerra
Ao contrário de outros conflitos ao redor do globo, a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022, espalhou-se rapidamente pelas telas de todo o mundo. Não há como esconder, da crianças, as imagens dos combates. A meninada de hoje está mais do que ciente dos perigos da guerra. Como os pais, parentes e escolas podem lidar com essa realidade? Uma das formas é contrapor, ao peso da guerra, a esperança da paz. Na coluna deste mês, apresento dois livros infantis, que, parafraseando Gilberto Gil, podem fazer a paz invadir o nosso coração.
Promover a paz é tarefa de gente grande, claro. Mas O LIVRO DA PAZ, escrito e ilustrado por Todd Parr, mostra como pequenos gestos do dia a dia também nos direcionam para o caminho do entendimento e da harmonia com outras pessoas e outros povos. Com frases e imagens simples, mas de forte impacto, o livro sugere que a paz é mais possível, e viável, num mundo onde, por exemplo, ouvimos os mais diferentes tipos de música, mantemos a água azul para todos os peixes e pedimos desculpa quando magoamos alguém.
Já o livro PAZ, de Angela Leite de Souza traz um único poema que ocupa todo o livro, com poucas palavras por página. Poeta com larga experiência em obras para adultos e crianças, Angela começa o livro desmontando a imagem clássica (e batida) da paz como uma pomba branca que carrega no bico um ramo de oliveira. A partir daí, reconstrói o conceito da paz, mostrando que ela depende da forma como convivemos com o vizinho, o diferente, o outro. Criadas também pela autora, as ilustrações intimistas e simbólicas costuram o poema com linhas, agulhas, botões e fitas.
Ficha Técnica:
O LIVRO DA PAZ. Texto e ilustrações de Todd Parr. Editora Panda Books, 2004.
PAZ. Texto e ilustrações de Angela Leite de Souza. Editora Abacatte, 2018.
Sobre os autores:
Todd Parr é um escritor, ilustrador e produtor televisivo estadunidense.
Angela Leite de Souza, mineira, é escritora premiada, ilustradora e jornalista.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Leo Cunha
O escritor Leo Cunha publicou mais de 70 livros, como "Um dia, um rio" (Ed. Pulo do Gato), "O que é preciso pra ser rei?" (Ed. Pequena Zahar), “Infinitos” (Ed. Melhoramentos) e "A grande convenção dos sapos" (Ed. Globo). Sua obra recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional e João-de-Barro. É também jornalista, tradutor e professor universitário.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Antes de postar a próxima foto do seu filho, veja este alerta que viralizou nas redes
Sabemos que é difícil resistir à vontade de dividir com o mundo aquela foto fofa do seu filho na praia...
“Mamãe, quero cortar bem curtinho!” – e o vídeo dessa pequena de 5 anos me fez pensar sobre autonomia e autoestima
Quando vi o vídeo da Laura, uma garotinha de 5 anos pedindo um corte bem curtinho no cabelo cacheado, meu...
Resgate do brincar: a campanha de Natal da Lego que fez meu coração de mãe gritar “sim, é isso que precisamos!”
Campanha da marca para o Natal mostra personagens de brinquedo tentando convencer um garoto a brincar, enquanto entoam “Is it...
“Não brinco o suficiente com meus filhos” e por que essa frase dói tanto (e não deveria)
Por que ser mãe implica em acreditar que precisamos ser perfeitas e acertar 100% do tempo?





