No último fim de semana, a Unesco concedeu à Pampulha o tão esperado título de Patrimônio Cultural da Humanidade. E, para celebrar a conquista em grande estilo, a Prefeitura de Belo Horizonte e o Sesc-MG promovem uma extensa programação cultural na região, com eventos sempre gratuitos para todas as idades.
Na sexta-feira, dia 22, a festa começa, com destaque para as apresentações da Vesperata de Diamantina, do Coral Cidade dos Profetas de Congonhas e da Orquestra Ouro Preto, que fazem parte da programação do Minas ao Luar – Especial Pampulha. Além destas, também estão previstas apresentações de Marcus Viana e da Transfônica Orkestra e da banda 14 Bis, com participação de Sá & Guarabyra e Flávio Venturini.
Para a criançada, a programação começa no sábado, dia 23, com apresentação da Trupe de Gaia Escola de Circo e narração de histórias na Casa Kubitschek. Confira a programação completa para a criançada no Roteiro Canguru.
O título
A importância do título para o Conjunto Moderno da Pampulha, além de fortalecer o turismo e o reconhecimento dos bens, se deve ao fato de que, a partir de agora, o lugar conta com o compromisso de proteção da Unesco e de todos os países signatários da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, que são, hoje, 190.
Fazem parte do conjunto os edifícios e jardins da Igreja de São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha), o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile (atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte), o Iate Golfe Clube (hoje Iate Tênis Clube), construídos quase simultaneamente entre 1942 e 1943, além do espelho d´água e a orla da Lagoa.
Foto de Glenio Campregher