7 erros que pais de filhos adolescentes cometem

É essencial investir no diálogo para que não se crie um abismo que pode ser irreversível mais tarde na relação entre pais e filhos
Pais de adolescentes: 7 erros que eles costumam cometer
Embora os adolescentes não gostem de dar satisfações, os pais sabem que eles ainda são imaturos

A adolescência pode ser uma fase difícil, tanto para os filhos como para os pais. As constantes alterações de humor e a mudança nítida do comportamento deixam muitos pais de adolescentes angustiados, que não raro sentem-se perdidos e acabam cometendo erros que só os afastam de seus filhos. Para ajudar os pais a mostraram-se próximos e presentes dos filhos mesmo na adolescência, abaixo listei os sete principais erros cometidos por pais de adolescentes

1º erro: Minimizar as descobertas

Os pais tendem a pensar que sabem o que o filho está passando por algo que já passaram na adolescência e isso é um erro pois cada pessoa é única e vive suas próprias experiências.

Então respeite o momento do seu filho e não imponha a sua maneira de pensar. Todos passamos por dificuldades e decepções e com os jovens é igual. Deixe que vivam suas experiências e amadureçam com isso.

2º erro: Perder o controle

Embora os adolescentes não gostem de dar satisfações e se achem maduros para tomar as próprias decisões, os pais sabem que ainda há muita imaturidade e impulsividade nas decisões, por isso não devem se afastar dos filhos.

Nessa fase da adolescência, as orientações e conselhos precisam acontecer de uma forma natural, sem que soe para o jovem como imposição ou intromissão. Para isso deve-se tratar o adolescente com respeito para que ele retribua da mesma maneira. 

Exercite o diálogo e, com o tempo, as conversas passarão a acontecer de forma natural e os conselhos e orientações serão passados e ouvidos. Normalmente, quando os filhos se fecham é porque se sentem julgados e não escutados.

Leia também: Adolescência em foco: deixar crescer, sem descuidar

3º erro: Liberdade

A liberdade do adolescente deve ser dada, sempre na medida certa. Não impeça, por exemplo, que seu filho durma na casa de um amigo, mas ligue para os pais desse amigo e certifique-se de que é seguro.

Nessa fase, os filhos também querem sair e ir à festas. Pondere sobre o tipo de festa e deixe-o ir. Além disso você pode combinar um horário que seja condizente com a idade dele.

Observe os comportamentos do seu filho após essas permissões de liberdade e vá conversando com ele sobre escolhas e sobre confiança. 

4º erro: Cobrança excessiva

Ninguém gosta de se sentir cobrado o tempo inteiro. Óbvio que você quer que seu filho estude, tenha um bom futuro, um relacionamento legal e etc., mas passar o tempo todo cobrando pode gerar um grande problema.

A dica é encontrar uma boa forma de mostrar a importância de determinada atividade na vida do filho, sempre com afeto, intercalando a cobrança com carinho, diálogo e descontração.

Leia também: Saiba como reativar a conexão e ajudar seu filho adolescente

5º erro: Causar constrangimento

Entenda que é muito comum que os filhos adolescentes sintam vergonha dos pais, por isso evite expor sua intimidade, por exemplo, na frente de outras pessoas.

Praticar o respeito, não ridicularizando suas roupas, comentando sobre a namoradinha ou abraçando e beijando em público, será de grande ajuda. Os momentos com o seu filho adolescente ainda podem ser legais, divertidos e descontraídos, mas sempre adotando a postura de pais e protegendo o seu filho.

Leia também: Criando filhos responsáveis

6º erro: Demonstrar desconfiança

Vigiar é totalmente diferente de querer ter a certeza que seu filho está seguro. Isso só faz com que o adolescente pense que os pais não confiam nele independente de ele estar fazendo algo certo ou errado.

O importante é mostrar que você confia no bom senso e na capacidade do seu filho de fazer as escolhas certas, sempre supervisionando e orientando.

7º erro: Idealizar o filho

Um dos maiores erros dos pais de adolescentes é se comunicar com um filho idealizado. O filho perfeito, que é bom em tudo, se veste da forma certa, é educado, gentil, sociável e inteligente.

Não aceitar os defeitos que vêm com a adolescência, só causa mais desconexão entre pais e filhos. Se você está com dificuldades para aceitar a adolescência e a todo momento e compara com a criança fofa e educada, é preciso parar para refletir.

Entenda que a maior parte dos atritos que acontecem é justamente porque os pais têm dificuldade de entender que os filhos, muitas vezes, têm opiniões diferentes das suas e querem algo diferente do que os pais julgam o melhor.

O importante é trabalhar no diálogo para que não se crie um abismo que pode ser irreversível mais tarde na relação entre pais e filhos.

Para isso é preciso paciência, estar aberto para ser questionado e ter humildade suficiente para saber que você também pode aprender com seu filho adolescente.

Leia também: Crianças e adolescentes conectados ajudam os pais a usarem a internet, revela pesquisa

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

Jacqueline Vilela

Jacqueline Vilela é mãe da Bianca, esposa do Alexandre. Fundadora da Parent Coaching Brasil, empresa pioneira em formação de profissionais parentais. Autora dos Livros “Meu Filho Cresceu, e Agora”, “Pare o Mundo que Eu Quero Descer” e “Detox Digital”. Se você é profissional parental acesse www.parentcoachingbrasil.com.br .

VER PERFIL

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Veja Também