Artigos
Para ler com seus filhos: Os passos do abraço
Os livros infantis abrigam as mais diversas emoções e sentimentos. Podem acolher o medo, o espanto, o riso, e podem se rechear de afetos, ou da busca pelo afeto. Não é por acaso que muitas histórias terminam em beijos. Ou em abraços, como os dois livros que destaco na coluna deste mês.
Em Um abraço passo a passo, Tino Freitas e Jana Glatt criam uma história divertida, no ritmo do lenga-lenga, para crianças pequenas, que estão ensaiando os primeiros passos ou, quem sabe, aprendendo os primeiros números e letras… Com cores fores, texto rimado, palavras simples e muita coloquialidade, é um livro saboroso pra ler e reler, brincar e repetir, junto com a família. Afinal, estão no livro o pai, a mãe, a irmã, a turma toda! E tudo vai terminar, – que delícia! – num saboroso abraço, de palavra e de papel.
Ficha Técnica:
UM ABRAÇO PASSO A PASSO. Texto de Tino Freitas, ilustrações de Jana Glatt. Editora Panda Books, 2016.
Sobre os autores:
Tino Freitas, cearense radicado em Brasília, é escritor, músico e promotor de leitura.
Jana Glatt, carioca, é ilustradora e designer, com trabalhos expostos no Brasil e no exterior.
O abraço do ouriço, de Adriana Barretta Almeida, é uma espécie de fábula poética sobre a amizade, o amor e, mais que tudo, sobre a importância do afeto. O personagem principal é um ouriço simpático e carente, que precisava muito de um abraço. Do calor, da magia e da alegria que envolvem um abraço. Mas quem vai se arriscar a chegar perto desse bichinho tão espinhento? Alguns animais até que tentam – o tatu, o carneiro, a vaca – , mas não é tão fácil assim… Ainda bem, descobre o ouriço, que existem várias formas de abraçar e de demonstrar nosso carinho.
Ficha técnica:
O ABRAÇO DO OURIÇO. Texto de Adriana Barretta Almeida, imagens de Veronica Fukuda. Editora Aletria, 2020.
Sobre os autores:
Adriana Barretta Almeida é uma escritora e psicopedagoga paranaense.
Veronica Fukuda, paulista radicada no Paraná, é escritora, ilustradora e escultora.
Leo Cunha
O escritor Leo Cunha publicou mais de 70 livros, como "Um dia, um rio" (Ed. Pulo do Gato), "O que é preciso pra ser rei?" (Ed. Pequena Zahar), “Infinitos” (Ed. Melhoramentos) e "A grande convenção dos sapos" (Ed. Globo). Sua obra recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional e João-de-Barro. É também jornalista, tradutor e professor universitário.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Férias seguras: cuidados essenciais na praia, no clube e em passeios
Quedas, queimaduras, afogamentos e intoxicações ainda são as principais causas de internação e morte na infância. A boa notícia é...
6 dicas espertas para fazer aquela organização de fim de ano no quarto das crianças
Mais do que abrir espaço físico, deixar o quarto em ordem, retirando o que não serve mais, antes das festas...
O que vestir na virada? O significado das cores para começar o ano com boas energias
Da clássica roupa branca ao amarelo, verde ou rosa, cada cor carrega simbolismos culturais que podem inspirar famílias a escolher...
Será que você sabe o que fazer se uma água-viva queimar seu filho ?
Como o corpo é menor, a ação das toxinas liberadas pelos tentáculos pode ser mais intensa nos pequenos. Veja como...






