Meditar pode ser uma grande saída para quem busca acalmar os ânimos, se concentrar, melhorar o sono, relaxar e gerir melhor suas emoções. São vários os benefícios dessa prática, que ganha cada vez mais adeptos entre as crianças, sendo uma boa alternativa para as famílias que tentam reduzir os excessos de tecnologias entre o público infantil.
Para introduzir o tema e fazer com que as crianças tomem gosto pela atividade, a meditação guiada pode ser uma boa opção. A prática consiste em técnicas específicas de concentração e foco. A mente é conduzida para o relaxamento através da postura, em um ambiente tranquilo, que busca desacelerar as crianças e fazer com que tenham mais consciência de seu corpo e de si mesmo.
Hélade Cappai, da Mindful Academy, diz que a meditação guiada tem como vantagem o fato de ela poder ser feita em família. “As crianças precisam do apoio familiar para manterem a prática da meditação, além do que isso faz com que os vínculos familiares sejam fortalecidos”, afirma Hélade.
A fundadora do grupo de mães “Padecendo no Paraíso” e colunista da Canguru News, Bebel Soares pratica yoga com seu filho, Felipe Lorentz, desde 2017. No início, ele apenas acompanhava a mãe nas aulas, por não ter com quem ficar, mas depois acabou tomando gosto pela prática e passou a fazer as atividades também.
Felipe, que na época tinha 8 anos, fazia as aulas inteiras de yoga de uma hora de duração. Depois mãe e filho ainda praticavam a meditação “Naquela época eu vi como fez bem para ele. Passamos a meditar quase todas as noites. Observei que o sono dele ficou melhorou muito”, conta Bebel. Em novembro de 2020, Bebel e a Mindful Academy passaram a oferecer a meditação teleguiada de segunda a sexta-feira, por meio de lives nos perfis do Instagram do @padecendo e da @mindful_academy. Às sextas, às 20h30, as aulas são direcionadas para as crianças trabalharem suas emoções. O objetivo, segundo as organizadoras, é oferecer às famílias atividades mais relaxantes que possam tranquilizar os filhos, principalmente nesta época em que os problemas de saúde mental aumentaram muito entre crianças e adolescentes.
A Mundful Academy vende diferentes workshops, mas também tem disponível, em seu canal do SoundCloud, várias práticas de meditação gratuitas para crianças e adultos. Segundo Hélaide, para participar é preciso vontade genuína de se conectar consigo mesmo e com os pequenos à sua volta. “Crianças que praticam se conhecem melhor, sabem o que sentem e aprendem a se auto-regularem”. A seguir, confira alguns perfis que oferecem de forma virtual meditação teleguiada para crianças.
Leia também: 6 livros para adultos e crianças praticarem juntos a meditação
Plataformas gratuitas para praticar meditação teleguiada com as crianças:
1 – Vivo Meditação – O aplicativo possui uma aba somente para voltada para crianças, de todas as idades, dividida em três categorias: de 0 a 4 anos, de 5 a 8 anos e de 9 a 12 anos. Estimula a prática da meditação e ensina exercícios fáceis para as crianças executarem.
2 – Peixinho, Cantinho dos Sonhos, Yooop Channel – É um canal no Youtube narrado por um peixinho. Na meditação, ele incentiva as crianças a imaginarem outros bichinhos do mar, sentirem as sensações debaixo d’água. O objetivo é que os pequenos relaxem e aliviem um pouco suas preocupações diárias.
3 – Meditação para Crianças, Medita Casting – O podcast possui um episódio de 10 minutos, para a criançada relaxar e resolver seus problemas internos e emocionais.
4 – Guru da Lua – Canal do Youtube com meditação para acalmar e sensibilizar as crianças através do pensamento. Com diferentes temas, as crianças são guiadas como um roteiro de filme, podendo ser realizado sozinho ou acompanhado dos responsáveis.
Leia também: Práticas de meditação e ioga também podem trazer benefícios às crianças