Mapa literário do país instiga crianças a desvendar autores e obras contemporâneas

Mapa literário do Brasil permite viajar por todo país sem sair de casa e assim aprender sobre obras e escritores nacionais.

669
Mapa literário instiga crianças a desvendar tesouros da literatura brasileira; imagem mostra 6 crianças em mesa olhando para o mapa mundi
Proposta visa apresentar às crianças escritores clássicos da literatura brasileira
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A 5a edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope, mostrou que, em geral, caiu o número de leitores no país, mas cresceu a quantidade de crianças leitoras entre 5 e 10 anos. Para incentivar a leitura nas crianças neste Dia Nacional do Livro (29 de outubro) destacamos um mapa literário do Brasil, que permite viajar para outros cantos do país sem sair de casa e assim conhecer uma pouco da literatura nacional.

A ideia é que as crianças façam uma espécie de caça ao tesouro, em que terão de descobrir, por meio das pistas fornecidas, o nome de obras e autores representativos de diversas cidades brasileiras. “O objetivo desta viagem é conhecer obras de autores contemporâneos Brasil adentro, além de aprender também um pouquinho sobre a história literária local”, explica o texto presente na brincadeira. A proposta do mapa literário é uma realização do programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR, entidade privada sem fins lucrativos que atua com foco em inclusão social, saúde e educação. Vamos lá?

Para acessar o mapa literário clique aqui.

LEIA TAMBÉM: 10 dicas de como ler para as crianças

Conheça a história do Dina Nacional da Livro

O Dia Nacional do Livro foi criado para celebrar a fundação da Biblioteca Nacional surgida neste mesmo dia, 29 de outubro de 1810 na cidade do Rio de Janeiro. Os primeiros livros da bilioteca foram doados pela família real portuguesa, que ao todo disponibilizou mais de sessenta mil objetos, entre eles livros, moedas, mapas e manuscritos, sendo esse o motivo pelo qual a biblioteca seja considerada atualmente pela Unesco como a maior da América Latina e uma das dez maiores do mundo.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui