Para mães e pais, as mudanças trazidas pela quarentena foram intensas. Afinal, com crianças em casa, os adultos precisaram cuidar tanto de sua própria adaptação ao novo cotidiano quanto da adaptação dos pequenos – reorganizando a rotina, cuidando dos horários de estudos, de refeições, criando novas brincadeiras e, em alguns casos, fazendo tudo isso enquanto se dedicavam aos empregos em home office.
Para registrar esse “novo normal”, a escritora e ilustradora de livros infantis Thais Vanderheyden, da Bélgica, teve uma ideia: fazer desenhos de sua rotina com as crianças, como um diário ilustrado das mães em quarentena. Ela tem quatro filhos: Bob, Morris e as gêmeas Pepa e Colette. Todos eles aparecem nos desenhos de forma divertida.
Leia também – 8 livros que te ajudam a conversar sobre a pandemia com as crianças
Com muito bom humor, Thais retratou diversas situações inusitadas de seu dia a dia com as crianças: o momento de felicidade quando ela acabou a faxina e a decepção quando percebeu que a casa já ficou instantaneamente suja; o momento de ir ao banheiro, em que as crianças se reuniram na porta para chamá-la; o momento em que as crianças a acordaram de madrugada; o momento em que ela estava sem roupa e a filha pediu para ela falar um “oi” para a professora, que estava em videochamada; entre outros.
O objetivo de Thais com as ilustrações é mostrar a outras mães em quarentena que elas não estão sozinhas. “Eu acho que muitas irão reconhecer cenas de suas próprias vidas com crianças pequenas e mais velhas”, diz a autora, em texto publicado na internet.
Leia também – O ensino remoto e as crianças com deficiências: elas foram esquecidas?
Os desenhos foram postados no Instagram da Thaís e fizeram muito sucesso. Tanto que acabaram virando um livro. Eles foram reunidos na obra “Diário de uma mãe em quarentena”, que foi lançado no início deste mês na Bélgica, em holandês. Veja algumas das ilustrações abaixo:
Para ver mais desenhos da Thais sobre a rotina das mães em quarentena, acesse o Instagram da ilustradora.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!