Artigos
Para ler com os filhos: Os pintores e as crianças

É fascinante a relação das crianças com as artes visuais. Com raríssimas exceções, todas gostam de desenhar, pintar, esculpir, fazer colagens, criar belezuras e maluquices cheias de cores e sombras, traços e texturas, sentidos evidentes e outros que só elas sabem, ou nem mesmo elas. Quase sempre, porém, a criança acaba se afastando da arte ao crescer e “aprender” que não sabe fazer aquilo. Mas o encanto diante de uma tela ou uma escultura permanece lá dentro da nossa memória afetiva.
Na coluna deste mês, apresento dois livros bem diferentes, capazes do nos fazer pensar sobre a relação entre a arte e a infância. Escrito e ilustrado por Denise Rochael, “Isso qualquer criança faz!” tem a grande sacada de desconstruir um dos grandes clichês que ouvimos por aí: o de que a arte moderna ou contemporânea é “fácil de fazer” ou que “nem é arte de verdade”.
Quantas vezes já ouvimos alguém dizer isso diante de obras que se afastam da representação mais figurativa ou tradicional. A partir da ideia de que Joan Miró “pintava como uma criança”, Denise recria imagens do pintor catalão e lembra outras coisas que a infância é capaz de proporcionar, como “ter passarinhos na cabeça”, “enxergar as pessoas por dentro” e, claro, fazer um desenho lindo!
Já “Paisagens brasileiras” revisita as cores, formas e temas de três grandes nomes da arte moderna brasileira (Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Lasar Segall – este último, russo naturalizado brasileiro) e os apresenta ao leitor jovem por meio de poemas e recriações visuais. Com textos da saudosa escritora Fátima Miguez e ilustrações de Pedro Rafael, o livro é uma aula poética sobre a cultura e a sociedade brasileira, nossas gentes, folclore, festas, cenários e, claro, nossos artistas. Pedro afirma, ao final do livro, que buscou criar uma arte “limpa, objetiva e simples – como os desenhos de criança”.
Ficha Técnica:
ISSO QUALQUER CRIANÇA FAZ!
Texto e ilustração de Denise Rochael. Editora Semente, 2017.
PAISAGENS BRASILEIRAS. Texto de Fátima Miguez, imagens de Pedro Rafael. Editora DCL, 2003.
Sobre os autores
Denise Rochael, mineira, é ilustradora, escritora e arte-educadora.
Fátima Miguez foi uma escritora, pesquisadora e professora carioca.
Pedro Rafael nasceu em Brasília e mora na Bahia. É artista plástico, ilustrador e restaurador.
Leia também: Dois livros infantis que brincam com as diversas possibilidades dos espelhos
[mc4wp_form id=”26137″]
Leo Cunha
O escritor Leo Cunha publicou mais de 70 livros, como "Um dia, um rio" (Ed. Pulo do Gato), "O que é preciso pra ser rei?" (Ed. Pequena Zahar), “Infinitos” (Ed. Melhoramentos) e "A grande convenção dos sapos" (Ed. Globo). Sua obra recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional e João-de-Barro. É também jornalista, tradutor e professor universitário.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Por que essas 3 séries de livros estão fazendo crianças e adolescentes largarem as telas
Leves, divertidas e cheias de identificação com o universo infantil e juvenil, essas séries mostram que o gosto pelo hábito...
Férias seguras: cuidados essenciais na praia, no clube e em passeios
Quedas, queimaduras, afogamentos e intoxicações ainda são as principais causas de internação e morte na infância. A boa notícia é...
6 dicas espertas para fazer aquela organização de fim de ano no quarto das crianças
Mais do que abrir espaço físico, deixar o quarto em ordem, retirando o que não serve mais, antes das festas...
O que vestir na virada? O significado das cores para começar o ano com boas energias
Da clássica roupa branca ao amarelo, verde ou rosa, cada cor carrega simbolismos culturais que podem inspirar famílias a escolher...






