Artigos
Livros para conhecer figuras negras marcantes da nossa história
Livros de literatura infantil podem ajudar crianças e adultos a conhecer momentos históricos e a se conectar com personagens marcantes da cultura de uma cidade, um estado ou um país. Na coluna deste mês, destaco duas publicações recentes, ambas escritas por autores negros, que homenageiam figuras importantes da nossa história.
Em PROCURA-SE CAROLINA, Otávio Júnior homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus. Inspirando-se, de certa forma, em sua própria trajetória de leitor (afinal, Otávio descobriu a literatura ao encontrar um livro, por acaso, numa caixa abandonada), o autor cria a menina Carolina, personagem que encontra, na biblioteca da escola, uma caixa com livros da célebre autora brasileira de mesmo nome. Acaso ou destino? A gente encontra um livro ou o livro é que nos encontra? Seja como for, estamos falando da força da literatura como inspiração para viver e escrever. As ilustrações de Isabela Santos realçam todo o colorido das comunidades e também de um belo acervo literário.
Já BEATA, A MENINA DAS ÁGUAS, homenageada por Elaine Marcelina, foi um importante nome da cultura afro-brasileira. O livro conta, desde o nascimento, a vida de Beatriz Moreira Costa, ativista na defesa dos direitos humanos e contra o racismo e o machismo. Segundo o livro, a menina nasceu destinada a “falar em nome de todos nós”, pois isso já estava nos sonhos de sua mãe. E Beatriz, ou Beata, realmente se torna uma líder na luta pelos valores ancestrais, pela tolerância religiosa e pelo meio ambiente. O prefácio é escrito por Adailton, filho biológico de Mãe Beata.
Ficha Técnica:
PROCURA-SE CAROLINA. Texto de Otávio Júnior, ilustrações de Isabela Santos.
Editora Yellowfante, 2022.
BEATA, A MENINA DAS ÁGUAS. Texto de Elaine Marcelina, ilustrações de Ani
Ganzala. Editora Malê, 2021.
Sobre os autores:
OTÁVIO JÚNIOR, carioca, é um premiado escritor e promotor de leitura.
ISABELA SANTOS, mineira, é ilustradora e artista plástica.
ELAINE MARCELINA, carioca, é escritora e historiadora.
ANI GANZALA, baiana, é ilustradora, grafiteira e historiadora.
*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Leo Cunha
O escritor Leo Cunha publicou mais de 70 livros, como "Um dia, um rio" (Ed. Pulo do Gato), "O que é preciso pra ser rei?" (Ed. Pequena Zahar), “Infinitos” (Ed. Melhoramentos) e "A grande convenção dos sapos" (Ed. Globo). Sua obra recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional e João-de-Barro. É também jornalista, tradutor e professor universitário.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
As 3 situações de emergência mais comuns com crianças — e o que toda mãe precisa saber agora
Acidentes acontecem rápido e muitas vezes no meio da rotina. Saber o que fazer (e o que não fazer) pode...
Se você tem medo do primeiro encontro entre seus filhos, veja o que aconteceu com Theo e Cecília e viralizou nas redes sociais
O primeiro encontro entre irmãos é sempre uma caixinha de surpresas. No vídeo que emocionou a internet, o pequeno Theo...
Brainrot: “Sinais de que o cérebro do meu filho estava pedindo socorro (e eu nem tinha notado)”
Sabe quando você olha para o seu filho e percebe que ele está ali… mas não está? Pois é. Foi...
Fim do ano sem surtar? O que ninguém fala sobre ser mãe em dezembro
Chegou aquela época do ano em que percebemos que estamos sorrindo por fora e acabadas por dentro... Será que dá...






