Pandemia pode atrapalhar desenvolvimento da linguagem em crianças

Caso o bebê demore a pronunciar as primeiras palavras, é preciso ficar atento para sinais que podem indicar um problema auditivo

634
Pandemia pode atrapalhar desenvolvimento da linguagem em crianças; mãe olha para bebê deitado na cama
Mesmo que o "teste da orelhinha" não tenha identificado nada, problemas auditivos podem aparecer com o tempo
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Uma das maiores expectativas dos pais após o nascimento do filho é quanto ao momento em que ele começa a pronunciar as primeiras palavras. Nessa hora, é comum surgirem perguntas como: “Será que o bebê vai falar ‘mamãe’ antes de ‘papai’? e “Quais palavras farão parte desse repertório inicial?”.

Sabe-se que cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento e algumas crianças começam a falar depois que outras. Mas especialistas alertam que o isolamento social causado pela pandemia pode ter afetado o desenvolvimento da linguagem. “Por estarem sempre próximos aos pais e cuidadores, muitos bebês acabam achando que não precisam falar porque os pais identificam tudo o que querem”, diz a médica otorrinolaringologista Maura Neves.

É importante ficar atento caso a criança demore a pronunciar as primeiras palavras, pois além da pandemia, isso pode ser um indicador de um problema auditivo. A médica explica que mesmo com o teste da orelhinha – triagem neonatal auditiva que permite a identificação precoce de possíveis perdas auditivas nos recém-nascidos –, esses problemas podem surgir com o passar dos meses. 

“Algumas crianças sofrem com perda auditiva progressiva conforme vão se desenvolvendo. Se os pais notam que a criança é muito ‘distraída’ ou ‘preguiçosa para falar’, é preciso levar o assunto ao médico de confiança”, orienta Maura. A seguir, ela destaca alguns dos principais marcos a serem observados por pais e cuidadores no desenvolvimento infantil: 


Leia também: 3 problemas que podem indicar atrasos na linguagem da criança


Marcos do desenvolvimento infantil

0 a 3 meses: O bebê se assusta com sons altos e repentinos, chora quando querem algo e sempre se acalma ao ouvir a voz da mãe. 

3 a 6 meses: Ele começa a emitir sons e balbucios e fica contente ao notar sua própria vocalização. Já atende quando é chamado pelo nome. 

12 meses: Reconhece algumas palavras, como “mamãe”, “papai” e “água”, mesmo que não as repita. Indica objetos e brinquedos quando solicitado. 

18 meses: Entende frases simples, é capaz de indicar partes do corpo e tem um vocabulário de 15 a 20 palavras. 

2 anos: Responde frases com até duas palavras e pessoas que não são do convívio da criança conseguem compreender algumas falas. 

É importante ressaltar que os marcos acima são indicativos generalizados e, portanto, pode haver diferenças no desenvolvimento da linguagem entre uma criança e outra. “Diante de qualquer desconfiança de atraso na fala ou deficiência auditiva, o médico deve ser consultado para avaliar o desenvolvimento geral da criança e solicitar exames, se necessário”, conclui a médica. 


Leia também: Crianças com atraso de fala têm sido frequentes nos consultórios durante a quarentena


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui