3 problemas que podem indicar atrasos na linguagem da criança

819
Portrait of beautiful young mom in sleepwear and her baby looking at each other sitting in bed. Window background. Copy space.
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A aquisição da fala é um processo que ocorre progressivamente na criança, desde os primeiros meses de vida. Entre 0 e 3 meses o bebê faz vocalizações, ou seja, repete vogais e faz sons guturais, depois, começa a fase do balbucio (entre 3 e 6 meses). Entre 6 e 9 meses ela responde, quando chamada, e repete sons para escutá-los. Até os 12 meses ela já é capaz de compreender algumas palavras simples e ordens, como bater palmas.

“As crianças falam 50 palavras por volta dos 18 meses, 100 palavras entre 20 e 21 meses. Aos 2 anos elas já são capazes de falar três ou mais palavras em frases curtas”, explica a fonoaudióloga do Hospital Cema, em São Paulo, Thaís Palazzi.

As primeiras palavras costumam surgir por volta dos doze meses até um ano e meio. E estima-se que aos dois, ela consegue falar frases simples, conseguindo a partir daí se expressar cada vez melhor.

Embora haja variações na aquisição da linguagem de criança para criança, o esperado é que ela evolua de acordo com esses marcos. Caso não, é importante saber como identificar se há atrasos que podem indicar algum tipo de alteração na linguagem, ou se isso é consequência de outros problemas, como distúrbios auditivos.

“As alterações podem ser causadas por diversos motivos, como problemas auditivos, otites, falta de estímulos adequados ou limitações cognitivas, entre outros”, explica a fonoaudióloga.

Ela destaca a seguir três problemas de fala:

1 – Problemas auditivos

Alguns sinais que podem ser indicativo de problemas auditivos:
Não reagir a sons fortes, como palmas;
Não responder à fala dos pais, quando maior;
Não atender quando chamado pelo nome ou ao ouvir frases simples;
Não imitar sons e palavras.

“Se as primeiras palavras não se desenvolvem, a fala da criança é difícil de entender, ela substitui e omite determinados sons e sempre parece agitada e inquieta, tais sinais podem indicar que há alterações auditivas”, explica a especialista do Cema.

2 – Gagueira

Acredita-se que algumas crianças já trazem em seu código genético a tendência para gaguejar e, nesses casos, elas não recuperam espontaneamente a fala na primeira infância. Precisam sempre ser avaliadas por um fonoaudiólogo para identificar o problema e tratá-lo corretamente.

3 – Língua presa

Podem ser sinais de língua presa:
Dificuldade de sucção na amamentação;
Dificuldade em colocar a língua para fora;
Ter língua em forma de coração;
Apresentar fome depois de mamar.

 


Leia também: Crianças com atraso de fala têm sido frequentes nos consultórios durante a quarentena


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui