Leo Cunha lança livro infantil sobre o desastre de Mariana

    293
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Por Daniele Franco

    Prestes a completar um ano, no dia 5 de novembro, uma das maiores tragédias ambientais do mundo, ocorrida em Mariana, no distrito de Bento Rodrigues, ainda é pauta de diversas discussões.  E nesse contexto, o premiado escritor mineiro Leo Cunha e o ilustrador André Neves se preparam para lançar o livro Um Dia, Um Rio (editora Pulo do Gato), que traz ao mundo infantil a história do desastre de Mariana.

    A obra, em um texto leve e poético, de 32 páginas, conta a história do Rio Doce em primeira pessoa, como se o próprio rio narrasse os acontecimentos. “A história e a ilustração seguem uma sincronia muito interessante, e dividem o livro em três momentos: o rio antes do desastre e sua relação com as pessoas no entorno, o momento do rompimento da barragem e o pós”, conta Leo Cunha, que já escreveu diversos outros títulos infantis.

    Foto: Divulgação

    Cunha conta que a produção da narrativa se deu a partir do acompanhamento de perto da cobertura midiática do acontecimento, o que não foi exatamente proposital. “Eu acompanhei tudo o que aconteceu, viajei até Mariana e, depois, o convite para escrever o livro veio e me surpreendeu bastante”. O autor ainda ressalta a relevância da temática para a literatura infanto-juvenil. “É importante trazer esse assunto para as crianças, e o livro é uma forma interessante, já que tem uma linguagem leve, lúdica e que sensibiliza o leitor”.

    O primeiro lançamento de Um Dia, Um Rio está marcado para o dia 22 de outubro, em São Paulo. Em Belo Horizonte, o título será lançado no dia 29 de outubro, a partir das 16h, no Espaço Idea. Confira mais informações no Roteiro Canguru.

     

    Reportagem atualizada no dia 27.10.2016

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui