No livro Viva-Voz!, tenho um poema assim: “Eu tenho medo da boca do lobo na capa do livro./ Eu tenho medo da fuça do lobo na orelha do livro./ Eu tenho medo do lobo que mora na dobra do livro./ Eu vou fechar o olho pro lobo não me ver.”. Na literatura infantil, o lobo é incontornável. Ninguém escapa, ninguém esquece. E muitos já o recriaram, de Chico Buarque, em Chapeuzinho amarelo, a Guimarães Rosa, em Fita verde no cabelo, passando por Ana Maria Machado, em Procura-se lobo, e Angelo Machado, em Chapeuzinho Vermelho e o lobo guará. Na edição deste mês, destaco dois livros novinhos em folha, que lançam novos olhares sobre o eterno lobo.
Em Este é o lobo, Alexandre Rampazo dá novas dimensões, literalmente, ao velho vilão. Claro: é o lobo que ninguém quer por perto, mas também o lobo que não consegue se aproximar. Ao virar das páginas, a história de medo vira uma história de solidão, inadequação, preconceito e o que mais a gente conseguir imaginar. Eis o lobo, ou como diriam os latinos, ecce lupus. Sobre o autor: Alexandre Rampazo, paulista, é escritor, ilustrador e designer, com cerca de 50 livros publicados.
De Alessandra Roscoe, Era uma vez o lobo Mingau também reinventa o famoso personagem, mas na chave do humor. Temos aqui um lobo em crise de identidade. Muito sensível, ele chora até com receita de bolo e comercial de tevê. Inseguro, foi parar no divã do analista. E pra completar: tem horror de salsicha e se torna vegetariano. É um lobo que só quer ser aceito. Não muito diferente, afinal, daquele criado por Rampazo. Sobre os autores: Alessandra Pontes Roscoe, mineira radicada em Brasília, é jornalista, escritora e produtora cultural. Já publicou mais de 20 livros para crianças. Juan Chavetta, argentino, é ilustrador, designer e cenógrafo.
Leo Cunha é escritor e publicou mais de 50 livros, como Vira-lata (Ed. FTD) e ABCenário (Ed.Autêntica). Recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé e João-de-Barro. Na Canguru, dá dicas de livros para crianças. Na foto, Leo Cunha e os filhos Andre e Sofia.