Lei da cadeirinha: saiba o que pode mudar no transporte de crianças nos veículos

Hoje, crianças de até 7 anos e meio têm de usar cadeirinha ou assento de elevação, mas a nova lei estendeu esse limite

5406
Lei da cadeirinha: saiba o que pode mudar no transporte de crianças; imagem mostra garoto sentado em cadeirinha dentro do carro, prendendo o cinto da mesma
Mudanças na Lei da Cadeirinha aguardam sanção do presidente da República
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O Projeto de Lei 3267/19 que altera Código de Trânsito Brasileiro – e com ele a Lei da Cadeirinha – foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (22). Os parlamentares acataram parte das emendas feitas pelo Senado e agora o projeto aguarda sanção do presidente da República, entrando em vigor 180 dias após a sua publicação como lei.

O projeto aprovado exige o transporte de crianças menores de 10 anos e com menos de 1,45 metro nas cadeirinhas que sejam adequadas à sua faixa etária. Até então, essa obrigatoriedade se limitava a crianças de até 7 anos e meio. Originalmente, a proposta abrandava a multa por descumprimento da regra, mas os senadores resgataram a condição de “gravíssima” da infração. Entenda melhor as mudanças abaixo.

Leia também: 5 cadeirinhas automotivas mais vendidas do mercado

Lei da cadeirinha – como é hoje

A Lei da Cadeirinha consta da resolução n° 277, de 2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina que as crianças sejam obrigatoriamente transportadas em bebês confortos, cadeirinhas ou assentos de elevação até que completem 7 anos e meio de idade. Veja a seguir o que diz a lei para cada faixa etária:

Crianças com até um 1 ano de idade devem usar bebê conforto ou conversível instalado de costas para o banco dianteiro e utilizar o cinto de segurança do veículo.

Crianças entre 1 e 4 anos devem utilizar a cadeirinha voltada para a frente do veículo e usarem o cinto da própria cadeirinha. O cinto de segurança do veículo deve ser usado para deixar a cadeirinha presa ao assento traseiro.

Crianças entre 4 e 7 anos e meio devem usar o assento de elevação voltado para a frente do veículo e estarem presas com o cinto de segurança de três pontos do próprio carro.

Crianças entre 7 anos e meio e 10 anos deverão utilizar o cinto de segurança do veículo. 

O descumprimento dessas regras, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) representa infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, atribuição de 7 pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo até a regularização da situação.

Leia também: Após sofrer acidente com bebê, mãe alerta sobre protetor em cadeirinha

Lei da cadeirinha – como pode ficar

O dispositivo de cadeirinhas ou assento de elevação será obrigatório para crianças entre 4 e 10 anos que não atingiram 1,45 metro de altura, e elas devem ser transportadas no banco traseiro usando cinto de segurança. Segue mantida a penalidade de infração gravíssima para quem descumprir a obrigatoriedade.

Veja abaixo reportagem em inglês sobre importância do uso da cadeirinha, feita pelo Euro NCAP, um programa de segurança automóvel do Departamento de Transportes do Reino Unido. 

Para saber mais sobre as mudanças prevista nas leis do trânsito acesse reportagem da Agência Brasil.

Leia também: Conheça algumas dicas para diminuir o enjoo que as crianças sentem na estrada

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui