‘Meninas negras são bem-vindas na presidência’, diz sobrinha de Kamala Harris

Amara Agaju, de apenas 4 anos, gritou essa frase ao saber da vitória da tia-avó para a vice-presidência dos Estados Unidos. Em seu primeiro discurso, Kamala disse às crianças que sonhem com ambição

839
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Ao ser eleita vice-presidente dos Estados Unidos, a senadora Kamala Harris conquistou dois marcos históricos importantes no país: a primeira mulher a assumir o cargo de vice-presidente e também a primeira negra com descendência asiática ao conquistar esse feito junto com Joe Biden, do partido Democrata, eleito novo presidente americano.

Em seu primeiro discurso como vice-presidente eleita, Kamala deixou uma mensagem inspiradora para as crianças:

Eu posso ser a primeira mulher neste cargo, mas não serei a última. Porque cada garotinha que está assistindo esta noite vê que este é um país de possibilidades. E às crianças do nosso país, independentemente do seu sexo, o nosso país enviou-lhes uma mensagem clara: sonhem com ambição, lidem com convicção e se vejam de uma forma que os outros podem não te ver, simplesmente porque nunca viram isso antes. E nós aplaudiremos cada passo de seu caminho.

LEIA TAMBÉM: 5 livros para explicar o racismo às crianças (e criar filhos antirracistas)

Logo após o discurso, Kamala recebeu familiares no palco, entre os quais a suas sobrinha-neta Amara Ajagu, de 4 anos. Sua mãe, Meena Harriz, contou que ao saber da vitória da tia-avó Amara gritou: “Meninas negras são bem-vindas na presidência”. Meena, que é autora de livros infantis – um deles se chama “Garotas ambiciosas”, que fala sobre desafios enfrentados por mulheres e meninas – e CEO de uma linha ativista de roupas femininas, compartilhou essa história em sua conta no Twitter:

LEIA TAMBÉM: Eleições: os desafios da primeira infância para os novos prefeitos: 9 ações prioritárias

Dias antes do resultado final das eleições, Meena havia postado um vídeo que viralizou nas redes sociais. Nas imagens, sua filha Amara está sentada no colo da tia-avó que diz à pequena que ela pode ser presidente, não agora, mas quando fizer 35 anos. “Presidente? Eu quero ser uma presidente astronauta”, responde Amara, cheia de ambições para o futuro. No post, sua mãe Meena comentou que aquela conversa durou mais de uma hora.

LEIA TAMBÉM: Quanto mais mulheres na política, menor é a mortalidade infantil

LEIA TAMBÉM: 10 maneiras de contribuir para uma infância sem racismo

Artista homenageia discurso de Kamala Harris que encoraja as crianças

Em outro post recente, Meena retuitou um ilustração feita pelo artista e ativista Nikkolas, palestrante de TEDx, em que ele celebra a vitória de Kamala. Nikkolas reproduziu trecho do discurso da vice-presidente, no qual ela fala do significado que sua vitória para cada garotinha que a assistia na noite da vitória.

https://twitter.com/4NIKKOLAS/status/1325552959552303104

LEIA TAMBÉM: Livro ‘Eleição dos Bichos’ explica o que é política para crianças

Também viralizou um vídeo de autoria da indiana Priyanka Chaturvedi e publicado por “Oneindia News” que mostra Kamala Harris dançando com crianças ao som de uma batucada logo após saber dos resultados da eleições. Priyanka escreveu na legenda: “Demorou 243 anos para quebrar o teto de vidro. Filha de imigrantes. Uma mulher americana durona. Mais poder para você! Você merece cada momento desta dança alegre! Um momento muito feliz para as mulheres que lutam por seu lugar ao sol”. Assista ao vídeo:

LEIA TAMBÉM: Bonecas negras são difíceis de encontrar nas lojas

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News, sempre no último sábado do mês, no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui