Quem ainda não pode ou não se sente à vontade para visitar presencialmente o Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, a 60 quilômetros de Belo Horizonte (MG), pode se inscrever nas visitas mediadas virtuais que o espaço oferece. Considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo, o instituto criou na pandemia o projeto “Inhotim para todxs”, que promove passeios virtuais em grupo, por meio de agendamento prévio, ou de forma individual, nas visitas livres, que têm porém um número limitado de pessoas. A próxima visita coletiva acontece nesta quarta-feira (19), às 16h, no Google Meet (http://inhotim.info/InhotimParaTodxs).
Com o tema “Som e Sentido”, o encontro explora as possibilidades sonoras do acervo do Inhotim, seja nas obras onde o som exerce um papel fundamental para a composição dos trabalhos, ou nas paisagens naturais. “Vamos descobrir e nos encantar pelo som de uma caminhada sobre os seixos da obra Magic Square #5 (Hélio Oiticica), e sobre os cacos de vidro de Através (Cildo Meireles), além, é claro, do canto das aves e até os silêncios que os acervos artístico e botânico convocam”, detalha Laura Pimenta, supervisora de educação do instituto cujas obras e esculturas estão espalhadas por um enorme espaço a céu aberto.
Leia também: ‘Pinafamília’, programa da Pinacoteca de São Paulo, agora tem formato digital
Tamanho do complexo
O complexo tem 140 hectares de área visitável (o equivalente a cerca de 200 campos de futebol), 5 mil espécies botânicas, 23 pavilhões e mais 22 instalações de alguns dos mais importantes artistas dos séculos 20 e 21, nacionais e estrangeiros.
Serviço
Inhotim para Todxs: visitas livres
Não é necessário se inscrever para a visita do dia 19/5, mas salve o compromisso na agenda, pois as vagas são limitadas e a “sala” é bloqueada quando atinge um número máximo e confortável para o atendimento de todos os participantes.
Inhotim para Todxs: visitas virtuais em grupos
Outra modalidade – também gratuita – de visitação virtual oferecida pelo Inhotim é para grupos, por meio de agendamento pelo formulário disponível no site do Inhotim. Você pode juntar uma turma da escola, faculdade, família ou amigos, entre outros, desde que tenha a partir de dez pessoas. Assim como nas ações educativas presenciais, a iniciativa parte dos acervos botânico, artístico e histórico-cultural do Inhotim, com quatro opções de roteiro.
Leia também: A paixão pela natureza em forma de livro: a inédita obra infantil de Itamar Assumpção