Hoje, dia 22 de abril, é o Dia Mundial da Terra! A data foi criada em 1970, nos Estados Unidos, quando o senador americano Gaylord Nelson (1916-2005) organizou um fórum ambiental. Em 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a celebração, que tem o objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente. E adivinha só quem tem grande importância nessa missão de preservação: as abelhas!
Neste ano, o Google resolveu comemorar os 50 anos do Dia Mundial da Terra com um de seus doodles – os doodles são alterações temporárias que aparecem no logotipo do buscador, geralmente celebrando datas especiais, podendo ser ilustrações, animações ou jogos. E o doodle da vez é um jogo sobre a importância das abelhas para a natureza.
Ao entrar no site do Google, é só clicar no botão com o símbolo “play” para jogar. O jogo também ficará disponível neste link. “Hoje, celebramos o nosso planeta e um dos menores e mais importantes organismos dele: a abelha!”, diz o texto de introdução. Também é apresentada uma curiosidade:
“Você sabia? A polinização feita pelas abelhas é responsável por dois terços das plantações do mundo… e 85% das flores. Saiba mais sobre nossas amigas aladas e ajude-as em uma jornada para polinizar diversas flores”.
Leia também – Dia Mundial da Terra: canais de TV terão programação especial para as crianças
O jogador deve controlar a abelha, arrastando-a com o mouse (ou com o dedo, em aparelhos com telas touch) para fazê-la voar de flor em flor para promover a polinização. Ao distribuir o pólen, muitas outras flores nascem na tela, deixando o caminho da abelha muito mais florido e colorido. As flores que nascem atraem novas abelhinhas, que vão aparecendo ao longo do caminho também.
Em determinados momentos do jogo, surgem mais curiosidades, incluindo:
- As abelhas voam a uma velocidade média de 25 km/h.
- As asas das abelhas batem aproximadamente 230 vezes por segundo, o que produz o tão conhecido zumbido.
- Cerca de um terço da comida que consumimos diariamente depende da polinização pelas abelhas.
- As abelhas formam hexágonos nos favos de mel para suportar o maior peso possível com o mínimo de material
- Diferentemente de outros polinizadores, como o morcego e o beija-flor, as abelhas também procuram flores que tenham pólen, não só néctar.
- Os girassóis atraem polinizadores porque têm o centro em disco com várias flores menores.
O doodle foi feito em colaboração com a The Honeybee Conservancy, organização sem fins lucrativos americana que trabalha pela proteção e também pela conscientização sobre a importância das abelhas.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.
O jogo da abelhinha bombou aqui em casa.