Tudo porque fui gordinha na infância

Cuide da alimentação dos seus filhos com a mesma responsabilidade que você cuida das lições de casa dele

1105
Ser gordinha na infância, como essa menina da imagem de camisa azul e saia verde e olhos assustados, pode provocar traumas na vida adulta
No passado, a boa mãe era a que tinha filhos com dobras pelo corpo, porque isso era sinônimo de saúde
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Essa garota não é menos gente só porque é gordinha. Ela tem sentimentos e chora à noite, enquanto os corações de seus pais ficam despedaçados. Ela foge das atividades esportivas na escola. Está sempre escondida para não chamar a atenção e se sentir constrangida. É sempre a amiga e nunca a namorada. Frases como: “Você tem o rosto tão bonito, porque não emagrece” eram constantes entre familiares. Ou então: “Nossa, você é corajosa de usar biquíni”.

O quanto que eu passei por isso e o quanto que minhas clientes adolescentes também passam nos dias de hoje. Os apelidos, as risadas, a falta de educação e o constrangimento que eram na minha época, são os mesmos hoje. E o quanto que esta circunstância impactou a minha vida adulta. Perdi oportunidades, tive problemas de relacionamento por falta de aceitação e claro problemas com minha autoestima e amor próprio.

Leia tanbém: Como não descuidar da alimentação das crianças durante o isolamento social?

Tudo porque fui gordinha na infância.

Hoje eu entendo que a responsabilidade é minha como mãe. Há 50 anos, a minha mãe não tinha todos os recursos e informações que temos hoje. Para ela, a boa mãe era aquela que tinha filhos com dobras pelo corpo. Bebe gorducho era sinônimo de saúde. Hoje temos condições de criarmos nossos filhos emocionalmente saudáveis para que eles não tenham a necessidade de se apegar a vícios como a comida.

Nenhuma criança merece viver este trauma de excesso de peso, só porque é gordinha, nem o trauma de ter de fazer uma dieta de adulto para virar um adulto que só pensa em dieta. Não deixe o seu filho viver este trauma. Não teremos o controle sobre tudo o que acontece com eles, mas podemos evitar alguns possíveis traumas.

Cuide da alimentação dos seus filhos com a mesma responsabilidade que você cuida das lições de casa dele.

Leia também: Consumo de adoçantes por crianças só aumenta; especialista alerta para riscos à saúde

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui