Artigos
“Filhos não testam limites, procuram conexão”, diz Mikaela Övén
Dificuldade para dormir, choro ao comer, discussões exaustivas sobre o uso de telas. Esses são alguns dos desafios diários dos pais que, muitas vezes, geram descontrole e estresse. Mas será que precisa ser sempre assim?
“É fácil julgar e fomentar estresse, ansiedade e sentimentos de culpa. Um pai ou uma mãe conscientes não são perfeitos. A parentalidade não é uma competição em que é necessário atingir uma meta. A parentalidade é um processo fluido em que podemos guiar pelas nossas intenções”, afirma a cientista comportamental sueca radicada em Portugal, Mikaela Övén, na obra Educar com Mindfulness, que chega ao Brasil pela Principis, selo do Grupo Ciranda Cultural.
Ela diz que os filhos não testam limites, procuram conexão, e propõe uma forma de livrar as relações parentais da culpa e ansiedade. “Ter as intenções bem definidas faz toda a diferença na forma como escolhemos agir no nosso dia a dia”, destaca ela na obra.
Mãe de três jovens, Mikaela Övén não pretende ensinar a controlar ou gerir o comportamento dos filhos, mas mostrar como entender as atitudes deles para que mudanças necessárias aconteçam. Segundo a cientista comportamental, ao se concentrar nos motivos é possível perceber, por exemplo, que muitas crianças lutam contra o sono porque esse é o momento de maior conexão com os pais, ou fazem birra no mercado por estarem exaustas no fim do dia.
Dividido em sete temas principais – que incluem preparação interior, comunicação eficiente e autoestima como sistema imunológico social –, o livro reúne ferramentas práticas e reflexões para cultivar relações baseadas em respeito, empatia e autenticidade. Nesse sentido, Mikaela apresenta provocações como “Quero que o meu filho seja obediente ou saiba colaborar?”, “Prefiro que ele aprenda a mandar ou comunicar?”, “Desejo controlá-lo ou viver com ele?”.
A autora oferece a pais e educadores exemplos reais de desafios educativos e soluções por meio de algumas ferramentas, entre elas a meditação mindfulness, prática de descompressão que traz benefícios aos adultos e às crianças. A fim de proporcionar a experiência completa, o livro conta com QR codes que levam a meditações guiadas.
O prefaciador da obra Marcos Piangers – conceituado produtor de conteúdo sobre parentalidade no Brasil –, pontua que Educar com Mindfulness reconhece os pais como seres falíveis e os ajuda a transformar “erros” em oportunidades de conexão.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!
Co-parentalidade sem relacionamento amoroso ganha espaço: você toparia?
Aplicativos que conectam pessoas interessadas em ter filhos sem vínculo amoroso crescem e ampliam o debate sobre novos modelos de...
Sabia que o que você coloca na lancheira pode influenciar no desempenho escolar do seu filho?
Com escolhas simples e acessíveis, é possível reduzir o consumo de ultraprocessados, melhorar a concentração e favorecer o aprendizado ao...






