Artigos
Como criar filhos corajosos e prudentes?
Você sabia que tão importante quanto estimular nossos filhos a serem corajosos é ensiná-los a serem prudentes?
Geralmente, incentivamos nossos filhos a serem destemidos, a lutar para alcançar seus sonhos, a serem perseverantes e acreditarem no seu potencial. Mas, como cada filho tem sua personalidade única, é preciso estimular a coragem de maneira diferente, dependendo da criança ou do adolescente.
Com aqueles mais impetuosos, ou seja, que agem com rapidez, sem pensar muito, é necessário trabalhar a contenção dessa energia, para que eles possam desbravar o mundo com responsabilidade. Já com os mais cautelosos e que pensam muito antes de tomar uma atitude, é necessário estimulá-los a tentar e, se não conseguir, tentar novamente. Isso porque, muitas vezes, o medo de fracassar faz com que eles não sejam muito corajosos e não se coloquem em situações nas quais possam superar suas dificuldades.
Entretanto, ao falar de coragem com os filhos, é preciso ensiná-los que esta habilidade socioemocional é bem diferente de ser imprudente.
O corajoso é aquele que luta contra seus medos com responsabilidade, sempre avaliando as possíveis consequências de suas atitudes. Já o imprudente não pensa nas consequências, faz por fazer, por impulso ou para provar algo a alguém. Ele costuma se colocar em situação de perigo. E esse comportamento, muitas vezes, no âmbito social – ainda mais com adolescentes – é visto como coragem. Portanto, é fundamental ensinar a diferença entre coragem e imprudência desde cedo para nossos filhos.
Precisamos formar filhos pensantes e, para isso, é necessário criar momentos de diálogos profundos com eles. Assim, quando não estivermos ao lado deles, eles terão autonomia suficiente para serem autores da própria história, fazerem escolhas inteligentes e saudáveis, serem corajosos e, ao mesmo tempo, prudentes.
LEIA TAMBÉM: Você sabe a diferença entre elogiar e encorajar o seu filho? Veja o que diz a Disciplina Positiva
[mc4wp_form id=”26137″]
Camila Cury
Camila Cury é psicóloga e autora do livro “A beleza está nos olhos de quem vê” (Ed. Sextante). É presidente e fundadora da Escola da Inteligência, maior programa de educação socioemocional do Brasil, aplicado em mais de 1,2 mil escolas. Tem dois filhos, Augusto e Alice.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Brainrot: “Sinais de que o cérebro do meu filho estava pedindo socorro (e eu nem tinha notado)”
Sabe quando você olha para o seu filho e percebe que ele está ali… mas não está? Pois é. Foi...
Fim do ano sem surtar? O que ninguém fala sobre ser mãe em dezembro
Chegou aquela época do ano em que percebemos que estamos sorrindo por fora e acabadas por dentro... Será que dá...
E se o seu Natal iluminasse o de uma criança?
Mais de 100 mil cartas enviadas aos Correios foram adotadas em todo o Brasil. Saiba como participar
Destinos brasileiros perfeitos para entrar no clima mágico do Natal
Seja em meio às montanhas da Mantiqueira, nas luzes da Serra Gaúcha, no clima europeu de Penedo ou na grandiosidade...





