Artigos
Festa de 15 anos: como se planejar para realizar esse sonho com os filhos

Minha filha mais velha, Duda, sempre dizia que não queria festa nos seus 15 anos. O sonho dela era viajar com algumas poucas amigas para o Rio de Janeiro e se hospedar no Copacabana Palace.
Há alguns anos, tínhamos começado a fazer uma economia para poder celebrar essa data. A ideia era guardar um pouco a cada ano e conseguir juntar um valor que permitisse a realização do sonho da Duda e de nossa família.
No ano passado, ela começou a frequentar festas de 15 anos de suas amigas, foi se empolgando e passou a cogitar mudar os planos, trocando a viagem pelo evento. Em dezembro, conversamos e ela decidiu optar pela festa. Começamos então a fazer um planejamento. O passo inicial foi definir o orçamento. Tínhamos a economia feita ao longo do tempo e também algum valor que poderíamos guardar nos próximos meses.
A escolha do local foi uma etapa muito importante. Queríamos um espaço diferente, mas que não tivesse um valor de locação alto. O Acaiaca Rooftop atendeu esses objetivos. Situado no 25° andar de um dos prédios mais conhecidos de Belo Horizonte e com uma vista espetacular. O local já seria um diferencial da festa.
LEIA TAMBÉM:
Para o buffet, decidimos sair um pouco do tradicional. Pensamos em oferecer opções que agradassem aos jovens, que seriam maioria na festa, e também aos nossos amigos e familiares. Optamos por uma mesa de antepastos e buffet com hambúrguer, pizzas e salgadinhos. E o valor ficou dentro do planejamento.
Para a decoração, a Gabriela, minha esposa, que trabalha com decoração de eventos, pôde usar toda sua expertise profissional. Escolheu com a Duda a palheta de cores da festa e como seriam os ambientes. Alguns deles eram bem inovadores, como o espaço instagramável. Ela aproveitou algumas viagens a São Paulo para comprar material diferenciado e com um preço mais interessante, como balões e descartáveis. E conseguiu descontos com seus fornecedores habituais, o que permitiu que algumas coisas que não estavam originalmente planejadas pudessem acontecer.
Em resumo, um bom planejamento e um grande esforço para buscar alternativas criativas foram o segredo para a realização desse sonho familiar. E o que é mais importante, respeitando nossas possibilidades financeiras.
*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.
[mc4wp_form id=”26137″]
Carlos Eduardo Costa
Carlos Eduardo Freitas Costa é pai de Maria Eduarda e do João Pedro. Tem formação em ciências econômicas pela UFMG, especialização em marketing e em finanças empresariais e mestrado em administração. É autor de diversos livros sobre educação financeira para adultos e crianças, entre os quais: 'No trabalho do papai' e 'No supermercado', além da coleção 'Meu Dinheirinho'. Saiba mais em @meu.dinheiro
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Férias, sono virado e adolescentes: até onde é normal?
Entender o ritmo do corpo do seu filho e apostar em acordos pode minimizar o estresse nas férias
O calor tá aí — e o risco de intoxicação alimentar em crianças também. Saiba como evitar
Alimentos expostos ao calor podem parecer inofensivos, mas escondem perigos importantes. Nutricionista explica o que oferecer, o que evitar e...
5 resoluções possíveis (e reais) para viver 2026 em família
Do desafio de reduzir o tempo de tela aos encontros na natureza, algumas metas simples podem fortalecer vínculos, saúde e...
Por que essas 3 séries de livros estão fazendo crianças e adolescentes largarem as telas
Leves, divertidas e cheias de identificação com o universo infantil e juvenil, essas séries mostram que o gosto pelo hábito...






