Artigos
Férias em SP: 7 museus com entrada gratuita para curtir com as crianças

Quem fica em uma cidade como São Paulo durante as férias nem sempre percebe, mas opções de passeio em família não faltam e muitas delas passam longe do óbvio e podem ser de graça. Levar as crianças a museus, por exemplo, pode ser uma experiência deliciosa: desperta curiosidade, amplia o repertório cultural, estimula o pensamento criativo e ainda ajuda os pequenos a conhecerem melhor a própria história e a cidade onde vivem. A ideia de que “museu é chato” ou “não é lugar para criança” já ficou no passado.
O segredo está na escolha. Vale observar a indicação etária, apostar em assuntos que conversam com os interesses dos filhos e planejar a visita com um pouco de antecedência. Verifique horários, formas de acesso, necessidade de ingressos (mesmo nos dias grátis), combine o tempo de permanência e garanta roupas confortáveis fazem toda a diferença para que o passeio seja leve e não motivo de estresse. Se for permitido, água e lanchinhos também ajudam.
Outro ponto importante: Alguns museus limitam a entrada por horário e podem fechar o acesso antes do fim do expediente. A regra de ouro é sempre verificar no site oficial no dia da visita. A seguir, 7 museus em São Paulo que podem ser visitados gratuitamente em dias específicos:
Museu da Língua Portuguesa
Grátis aos sábados e domingos
Horário: 9h às 16h30 (permanência até 18h)
Exposições interativas, audiovisuais e imersivas. As crianças maiores costumam gostar.
Mais informações em: https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/
Museu do Futebol
Grátis às terças-feiras
Horário: 9h às 18h (entrada até 17h)
Divertido mesmo para quem não gosta tanto assim de futebol. Tem exposições temporárias, experiências imersivas e espaços interativos para jogos e brincadeiras.
Mais informações em: https://museudofutebol.org.br/
Museu das Culturas Indígenas
Grátis às quintas-feiras
Horário: 9h às 18h (às quintas, até 20h)
Excelente oportunidade para apresentar às crianças a diversidade dos povos indígenas brasileiros.
Mais informações em: https://museudasculturasindigenas.org.br/
Museu Afro Brasil
Grátis às quartas-feiras
Horário: 10h às 17h (permanência até 18h)
Exposições ricas em arte, história e identidade; vale planejar uma visita mais curta com crianças pequenas e combinar um passeio no Parque do Ibirapuera depois.
Mais informações em: https://museuafrobrasil.byinti.com/
Museu Catavento
Grátis às terças-feiras
Horário: 9h às 17h
Oferece conhecimento de uma forma divertida para todas as idades. Tem ciência, experiências práticas e brincadeiras. Certamente, vai conquistar a atenção do seu filho – e a sua também.
Mais informações: https://museucatavento.org.br/
Museu do Ipiranga
Grátis às quartas-feiras, em todo 1º domingo do mês e no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo.
Horário: 10h às 17h (última entrada por volta das 16h)
A visita mais contemplativa e, para crianças menores, pode ser mais cansativo. O importante é ajustar as expectativas dos pais e dos filhos. No entanto, o parque ao redor é amplo, tem uma grande área verde e pode ser um passeio alternativo ou combinado.
Mais informações em: https://museudoipiranga.org.br/
Museu da Imigração
Grátis aos sábados
Horário: 9h às 18h
Tem exposições fixas e temporárias, além de um café e uma área externa agradável para pausas com crianças. Os pequenos também vão amar o passeio de Maria Fumaça (pago à parte, com horários específicos de operação)
Mais informações em: https://museudaimigracao.org.br/
Aviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Projeto de Lei pretende priorizar férias dos pais com férias escolares. O que falta para ser aprovado?
Proposta em tramitação no Congresso pretende dar prioridade a trabalhadores para tirar férias no mesmo período das férias escolares, mas...
Material escolar: mesmo item pode variar quase 280% no preço
Pesquisa do Procon-SP mostra diferenças expressivas nos valores de itens básicos da lista escolar e reforça a importância de comparar...
“Não tenho nada para fazer”: tédio é positivo para o desenvolvimento infantil, sabia?
Em tempos de estímulo constante, deixar a criança entediada parece desconfortável para muitos adultos. Mas, tédio moderado pode ajudar no...
5 repelentes que podem ser usados em crianças com segurança
Nas férias de verão, o tempo ao ar livre aumenta – e as picadas de mosquitos também. Além do risco...






