Artigos
Ensino remoto: pais devem mostrar que acreditam na capacidade dos filhos, dizem especialistas
Com o fechamento de instituições de ensino por causa da pandemia do novo coronavírus, as aulas a distância surgiram como solução temporária para que as crianças continuem estudando, mesmo longe das escolas. Mas, para que o ensino remoto seja eficaz, é importante que os pais demonstrem que apoiam os filhos e que acreditam no potencial deles para aprender. Esse é o alerta das educadoras Roberta Bento e Taís Bento, autoras do livro “Socorro, meu filho não estuda!”.
Em artigo publicado nas redes sociais, as especialistas se mostram preocupadas que mães e pais possam estar deixando transparecer aos filhos que têm dúvidas sobre a capacidade deles de aprenderem enquanto estão estudando a distância. “Precisamos fazer um pacto e cortar da nossa fala qualquer palavra que sugira falta de capacidade de nossas crianças e adolescentes em superar esse momento que vivemos”, diz o artigo.
Leia também – Com flexibilização da quarentena, mas sem escolas, 14% dos pais não terão com quem deixar filhos
Roberta e Taís apontam que, muitas vezes, falas dos pais que trazem elementos de dúvida da capacidade das crianças podem ter origem em uma vontade de proteger os filhos e evitar que eles se frustrem com os resultados que poderão alcançar. A proposta das especialistas é deixar de lado o discurso de que “não é para ele/a” e trocar o sentimento de pena dos pequenos por orgulho das suas conquistas diárias.
“Nossos filhos vão descobrir o quanto conseguem aprender, mesmo longe da escola, quando nossa postura, atitudes e palavras provarem que acreditamos nesse poder que eles possuem!”, diz imagem que acompanha texto publicado pelas especialistas.
Leia também – Bombeiros do DF criam plano de fuga para orientar crianças em caso de incêndio
Caso os pais percebam que estão com o sentimento de dó dos pequenos por precisarem continuar estudando longe da escola neste momento atípico, o conselho de Roberta e Taís é simples: reconhecer que é difícil e reforçar o quanto sabe que o filho é capaz. “Um ‘sei que está difícil, mas você consegue’ vai ecoar na mente do seu filho por anos luz, se dito com sua boca, olhos e coração”, diz o texto das especialistas.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!
Heloisa Scognamiglio
Jornalista formada pela Unesp. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e colaboradora em jornalismo da TV Unesp. Na faculdade, atuou como repórter e editora de internacional no site Webjornal Unesp e como repórter do Jornal Comunitário Voz do Nicéia. Também fez parte da Jornal Jr., empresa júnior de comunicação, e teve experiências como redatora e como assessora de comunicação e imprensa.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!
Co-parentalidade sem relacionamento amoroso ganha espaço: você toparia?
Aplicativos que conectam pessoas interessadas em ter filhos sem vínculo amoroso crescem e ampliam o debate sobre novos modelos de...






